Santana Cidade Junina: Na 3ª noite do Forrozão do Tio Gigante, as quadrilhas juninas deram um verdadeiro espetáculo

26 de junho de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Como parte da programação denominada “Santana Cidade Junina”, organizada pela Prefeitura Municipal, a 3ª noite do tradicional Forrozão do Tio Gigante foi marcada por verdadeiros espetáculos apresentados pelas quadrilhas juninas. Desde a apresentação do grupo de idosos até as agremiações estilizadas, o público vibrava a cada tema abordado.

Considerado um dos eventos mais tradicionais da quadra junina no Amapá, a 30ª edição do Forrozão do Tio Gigante atraiu um bom público à Vila Olímpica. Desde a primeira noite, dedicada ao público gospel, tem-se visto uma grande concentração de espectadores. Os shows, apresentações de grupos de teatro, dança e louvor tornaram a programação ainda mais atrativa.

A primeira apresentação da terceira noite foi da quadrilha da Melhor Idade. O Centro do Idoso levou o público ao delírio. A demonstração de vitalidade dos participantes mostrou que não há limite para dançar forró.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Estou gostando de ver, eles dançam de verdade e não fingem. É muito prazeroso acompanhar esses idosos que demonstram muita vitalidade nos passos da quadrilha. Estão de parabéns”, disse a espectadora Adriana Santos.

Entre uma apresentação e outra das quadrilhas juninas, os vendedores aproveitavam para faturar e comemoravam os resultados das vendas, incentivando o empreendedorismo. Artesanatos, comidas típicas, bebidas e até churrasquinho estavam entre os itens mais procurados. No concurso dos grupos estilizados, a Explode Coração entrou na quadra com um show de coreografia.

“O que eu vi foi uma belíssima apresentação. Isso mostra que eles ensaiaram bastante e mostraram muito bem as coreografias”, disse a dona de casa Andreia Silva.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Houve também apresentação das quadrilhas Luar do Sertão, Constelação Junina, Pequena Dama, Tradição Junina, entre outras, que deram um show. Os grupos utilizaram fumaça, chuva de confetes e cenários para mostrar a grandiosidade de seus trabalhos.

“Realmente, eu não esperava assistir a verdadeiros espetáculos hoje. Estou aqui desde o início e o que vi são verdadeiros shows. Parabéns a todas as quadrilhas que se apresentaram na quadra”, disse a dona de casa Maria Orlandina.

Tio Gigante

Belarmino Gomes, conhecido como Tio Gigante, é o idealizador do Forrozão, que completa 30 anos. A ideia do evento surgiu em 1993, na Rua Valter Lopes, no bairro Nova Brasília, no dia 25 de junho. No início, as quadrilhas juninas se apresentavam em troca de mingau de milho, já que Tio Gigante não possuía recursos para premiar as campeãs.

Acervo Prefeitura de Santana.

“Eu me sinto muito feliz, porque são 30 anos de tradição. A festa ganhou uma proporção gigantesca, que muitos já consideram ser o maior evento junino do Amapá. Isso só me enche de orgulho, e me obriga a cada vez mais melhorar a organização, com seguranças, atrações e tudo mais”, destacou Berlarmino.

Jonhwene Silva | Assessor de Comunicação Prefeitura Municipal de Santana

Última modificação: 26 de junho de 2023