‘Sacola Viajante’: Projeto contará com a participação da família para incentivo à leitura

8 de julho de 2023

Arquivo Prefeitura de Santana. Foto: Renata Rodrigues.

Na Escola Municipal de Educação Básica Nossa Senhora da Conceição, os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental, nos turnos da manhã e da tarde, serão os protagonistas do projeto de leitura “Sacola Viajante”, cujo objetivo é incentivar o hábito da leitura e estimular a criatividade das crianças. É fundamental a participação da família nesse processo de aprendizagem, onde os pais ou responsáveis atuam como mediadores entre o filho e os livros.

A alfabetização na idade certa é um dos maiores desafios relacionados à aprendizagem enfrentados pelas instituições de ensino. Alunos que não estão alfabetizados apresentam dificuldades no desenvolvimento de conhecimentos nas séries iniciais e em sua formação como cidadãos. Com base nessa premissa, o projeto enfoca a importância de ouvir histórias e ter contato com os livros desde a infância.

As crianças receberão suas sacolas viajantes e as levarão para casa na sexta-feira, devendo retornar com elas às escolas na segunda-feira. Durante esse período, os pais interagem com os filhos, ouvindo ou lendo historinhas, caso a criança ainda não saiba ler. Após a leitura, a criança deve expressar sua opinião sobre a história por meio de desenhos, pinturas ou escrita, e compartilhar os acontecimentos do livro na sala de aula.

A sacola viajante contém diversos materiais, incluindo quatro opções de livros escolhidos pela criança, uma pasta-catálogo com fichas de leitura, folha para registro, estojo com lápis de cor e de escrever, borracha e apontador.

O projeto terá início em agosto, quando as aulas retornarem ao prédio recém-reformado.

Renata Rodrigues | Assessoria de Comunicação/Secretaria Municipal de Educação

Última modificação: 8 de julho de 2023