Programa Bolsa Família realiza palestra alusiva ao Setembro Amarelo

25 de setembro de 2024

O Programa Bolsa Família, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (SEMASC), realizou nesta terça-feira, 24 de setembro, uma palestra com o psicólogo social Rui Alberto Matos, em alusão à campanha do Setembro Amarelo. O evento, voltado para beneficiários do programa e servidores da secretaria, abordou a prevenção ao suicídio e a importância do cuidado com a saúde mental.

Durante a palestra, Rui Alberto Matos destacou a necessidade de conscientizar a população sobre os sinais de alerta relacionados ao sofrimento emocional e a importância de buscar ajuda. O psicólogo também enfatizou o papel das redes de apoio e do fortalecimento das relações sociais para a promoção do bem-estar psicológico. “A saúde mental é um tema que precisa ser debatido em todos os espaços, e o Setembro Amarelo nos lembra que o diálogo aberto pode salvar vidas”, ressaltou Matos.

Os participantes tiveram a oportunidade de interagir com o palestrante, fazendo perguntas e compartilhando suas próprias experiências. A secretária de Assistência Social, Liliane Batista, que acompanhou o evento, destacou o papel do Bolsa Família não apenas no apoio financeiro, mas também no suporte social e emocional dos beneficiários. “Nosso compromisso é garantir que as famílias tenham acesso a informações e orientações que promovam uma vida mais saudável e equilibrada”, afirmou.

A palestra faz parte de uma série de atividades que a SEMASC está promovendo em apoio à campanha do Setembro Amarelo, buscando conscientizar a população de Santana sobre a importância da prevenção ao suicídio e o fortalecimento da saúde mental.

Maria Vithoria Furtado
Assessora de Comunicação – SEMASC/PMS