
Acervo PMS. Foto: Crisyiano Mendes.
Com a intenção de realizar ações preventivas para evitar acúmulo das águas das chuvas, a Defesa Civil de Santana está intensificando os trabalhos de limpeza de canais e córregos da cidade. A ação faz parte da execução do plano de inverno do município, devido a possibilidade de intensificação das chuvas nos próximos meses e que podem estar aliados com a maré alta do Rio Amazonas.
A ações de limpeza já vem ocorrendo desde o inicio do mês. Em um dos trechos no canal do Paraiso, entre as Avenidas Castelo Branco e Sete de Setembro, os serviços avançam de maneira acelerada. De acordo com o secretário Municipal de Defesa Civil e Eventos Climáticos, Helivanilton Ramos, existe um mapeamento dos pontos de maior incidência de acúmulo de água pluviais.
“Esse trabalho preventivo é fundamental para evitar que problemas que já conhecemos, de acúmulos de água das chuvas. Nos preocupamos, pois sabemos que teremos um inverno rigoroso e por isso, vamos realizar a limpeza dos pontos que já conhecemos”, afirmou.

Acervo PMS. Foto: Crisyiano Mendes.
De acordo com Helivanilton Ramos, diariamente a defesa civil tem recebido o boletim hidrológico, emitido pelo Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (IEPA), o que poderá ajudar no planejamento das operações de limpeza dos córregos e canais.
“Esse boletim ajuda a defesa civil a se planejar nos casos de maré cheia e forte chuva. O aumento pluviométrico, caso não haja prevenção, pode trazer problemas. Mas, estamos preparados e acompanhando tudo de perto para garantir tranquilidade à população”, finalizou.
Jonhwene Silva
Assessor de Comunicação/Prefeitura de Santana
Last modified: 28 de janeiro de 2025