Prefeitura de Santana, TJAP e MPE promovem workshop sobre Práticas Restaurativas

18 de abril de 2023

Na última sexta-feira, 14, a Prefeitura de Santana, o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP) e o Ministério Público do Estado (MPE), realizaram o evento “Workshop de Práticas Restaurativas um Universo de Possibilidades”. Entre os objetivos, está o de sensibilizar sobre a responsabilidade de cada um na construção de uma cultura de paz no município de Santana.

Desde o ano passado, o município de Santana já vem tratando o tema com atenção. O prefeito Bala Rocha já havia sancionado a Lei Municipal 1.440 de 9 de novembro de 2022, que criou o Programa Municipal de Práticas Restaurativas, que incentiva a cultura de paz, integração interinstitucional em relação ao conjunto de políticas públicas, destinadas ao atendimento que visam minimizar os impactos da não garantia de direitos fundamentais.

Imagem: acervo PMS.

“A Prefeitura vem se esforçando criando estratégias que possam garantir uma cultura de paz no município. Temos projetos na comunidade do Ambrósio como o Colorindo Santana, o qual, incentiva a transformação da vida das pessoas. É necessário se engajar para termos um mundo melhor e superar conflitos em seus diversos aspectos”, disse o prefeito Bala Rocha.

Estiveram presentes no workshop, representantes de secretarias e órgãos públicos do município. A juíza Larissa Antunes, destacou a importância do município de Santana sair na frente quanto a implementação de políticas relacionadas às práticas restaurativas.

Imagem: acervo PMS.

“A gestão municipal está de parabéns por entender a necessidade da implantação de politicas restaurativas, para termos uma cultura de paz. Nada melhor que começarmos nos locais institucionais, somente assim, teremos um mundo melhor”, destacou.

A promotora Silvia Canela, mencionou que o workshop esclarece dúvidas que ainda permeiam a população.

“Sem dúvidas que um workshop que tem o tema, Práticas Restaurativas um Universo de Possibilidades é fundamental para termos um ponto de partida no município. Santana sai na frente e consegue um grande avanço na melhoria da vida das pessoas. Ter uma cultura de paz é garantir o bem-estar de todos”, finalizou.

Jonhwene Silva

Assessor de Comunicação/Prefeitura de Santana