A Prefeitura de Santana, por meio da Coordenação Municipal de Bem-Estar Animal, deu continuidade à campanha de vacinação antirrábica nesta quarta-feira, 9, com atendimento à comunidade do bairro Nova Brasília. A ação foi realizada na sede da Associação de Moradores do bairro e contou com participação dos tutores e seus animais.
Além da imunização contra a raiva, a equipe realizou a captação de dados dos tutores e seus animais, contribuindo para o Censo Animal do município. O levantamento tem como objetivo mapear a população de cães e gatos no município de Santana, auxiliando na formulação de políticas públicas voltadas à saúde e bem-estar animal.
A campanha segue ao longo de todo o mês de julho, com apoio da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), em diversos bairros do município. Nesta ação foram vacinados 150 animais .

Imagem: acervo PMS
Miquele Martins, assistente da Coordenação de Bem-Estar Animal, ressaltou a relevância da iniciativa:
“A vacinação antirrábica é essencial para manter o controle da raiva no município, uma doença grave tanto para os animais quanto para os humanos. Além disso, o censo animal vai nos permitir conhecer melhor o perfil da nossa população pet, o que é fundamental para ações futuras.”
O morador José Soares, que levou seu cão para vacinar, aprovou a ação:
“Foi tudo muito organizado. Fiquei feliz em poder contribuir com o censo e, claro, garantir a proteção do meu animal. Espero que essas ações continuem nos bairros.”
A Prefeitura reforça que a participação dos tutores é essencial para o sucesso da campanha e orienta que os responsáveis pelos animais vacinarem seus amiguinhos.
Keila Góes
ASCOM – SEMDUH
Last modified: 9 de julho de 2025