Prefeitura de Santana realiza reunião com UNIFAP e gestores de escolas de ensino médio de Santana, para implantação do PROEMP no município

8 de maio de 2023

O objetivo é capacitar, proporcionar uma vivência junto à Universidade e despertar nos jovens o interesse de cursar o Ensino Superior, além do acesso inclusivo ao conhecimento inovador da pesquisa acadêmica.

O PROEMP, financiado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, é um programa de extensão da UNIFAP que ofertará cursos e oficinas com certificação em conhecimentos ligados ao empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação para jovens do ensino médio em Santana.

“A ação, que será coordenada de forma conjunta por vários parceiros, desde o nível federal até o estadual, pretende fazer com que o jovem santanense tenha acesso a um direito fundamental: o de conhecer oportunidades e conhecimentos que podem fazer parte do seu futuro. A ciência, a tecnologia e a inovação devem estar alinhados aos anseios dessa juventude, que é o nosso amanhã.” Destacou Daniel Chaves, secretário municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação

A reunião aconteceu na manhã desta segunda-feira, 08 de maio, e foi realizada por representantes da Secretaria Adjunta de Ciência, Tecnologia e Inovação, e a Secretaria Municipal de Juventude, em parceria com a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), contou com a participação da Secretaria de Educação do Estado do Amapá, e com gestores de escolas de ensino médio de Santana, o momento foi para articulação sobre a implantação do PROEMP no município.

“Através do Senso da Juventude, realizado no ano de 2022 pela Secretaria de Juventude do município, podemos ver que muitos jovens não têm acesso à ciência, tecnologia e inovação. Então essa parceria feita entre a Prefeitura de Santana, o Governo do Estado e a UNIFAP, vem dar aos jovens a oportunidade de conhecerem de perto o que é a inovação, a ciência e a tecnologia, e também a oportunidade de perceberem que eles são capazes de estar dentro de uma universidade federal, de fazer o curso superior dos sonhos, e seguir a carreira de trabalho na área desejada.” Disse Jadson Ryan, Coordenador Municipal de Juventude.

Imagem: acervo PMS.

A previsão de implantação do programa de extensão da UNIFAP, que ofertará cursos e oficinas com certificação em conhecimentos ligados ao empreendedorismo, ciência, tecnologia e inovação para jovens do ensino médio em Santana, está prevista ainda para o mês de maio de 2023.

Éden Pacheco| Assessor de Comunicação Prefeitura de Santana

Última modificação: 8 de maio de 2023