Prefeitura de Santana realiza avaliação de fluência em leitura na rede municipal de educação

16 de agosto de 2021

No período de 16 a 27 de agosto, todas as escolas estaduais e municipais que possuem estudantes matriculados no 2º Ano do Ensino Fundamental, deverão aplicar a Avaliação de Fluência em Leitura 2021. Essa avaliação verifica a fluidez, a entonação, o ritmo e a precisão com que as crianças leem, bem como sua compreensão do que foi lido.

Objetivo da avaliação é aferir o desempenho dos estudantes no processo de aprendizagem do código alfabético da língua portuguesa, aspecto fundamental para a alfabetização e o desenvolvimento da compreensão de textos escritos. Seus resultados permitirão identificar o nível de fluência em que cada estudante se encontra de modo que sejam desenvolvidas ações capazes de consolidar seu processo de alfabetização.

A avaliação é realizada pelos professores e demais profissionais da educação atuantes nas escolas, utilizando aplicativo de celular compatível com o sistema Android, que grava os áudios de leitura dos alunos e envia à Coordenadoria de Assuntos Educacionais (CAED) para correção.

É de suma importância para o município a realização da avaliação, pois, de acordo com a Parceria de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), os dados da avaliação de fluência ajudam o professor a ter maior compreensão do que seus alunos já são capazes de decifrar, levando-os a ler com mais desenvoltura. Além disso, contribui para a identificação do que ainda precisam desenvolver para diminuir o grande esforço que empregam para a decodificação do que está escrito.

A avaliação de fluência cumpre um importante papel de mostrar que tipo de erros os estudantes estão cometendo, auxiliando o professor na identificação e compreensão de suas dificuldades. Quando o professor ouve o estudante, é possível perceber, com mais clareza, que tipo de dificuldade ele encontra ao interagir com o texto. Ao analisar apenas os resultados de atividades escritas, torna-se mais difícil identificar a natureza das dificuldades de leitura.

A Coordenadora Municipal do Programa Criança Alfabetizada de Santana, Aldaléa Balieiro, reforça a importância da avaliação para obtenção de bons resultados no processo de alfabetização.

“Para que possamos ter clareza das necessidades dos nossos alunos em relação à leitura, é muito importante que todos os estudantes matriculados no 2º ano do Ensino Fundamental do município participem da avaliação. A partir dos resultados, será possível o planejamento de ações e estratégias que contribuam para o melhor desempenho dos estudantes ao longo do processo de escolarização”, declarou.

No caso dos resultados da avaliação de fluência, os perfis de leitores buscam contemplar os tipos de desempenho que grupos de estudantes tiveram ao realizar as leituras propostas. A fluência se define, portanto, com base no desempenho do leitor e no nível de complexidade das palavras e do texto que integram a avaliação. Essa é uma informação relevante para ser usada no momento do planejamento de novas intervenções pedagógicas para a melhoria da aprendizagem.

“Sabemos que ainda não temos no município um sistema que nos ofereça uma leitura tão detalhada do desempenho dos nossos estudantes em relação à leitura, portanto, essa parceria é valiosa para a Secretaria de Educação. Esperamos que todas as escolas consigam aplicar a avaliação para 100% de seus estudantes matriculados, só assim, teremos um panorama da situação do município e continuaremos em busca de alcançar bons resultados com a alfabetização de nossas crianças. Nosso lema sempre é nenhum para trás”, afirmou Aldaléa Balieiro, Coordenadora do Programa Criança Alfabetizada.

Na plataforma PARC, os professores da rede podem realizar o curso de desenvolvimento profissional que os apoiará e dará suporte teórico e pedagógico para o uso consciente dos resultados dessa avaliação no planejamento de suas aulas.

O curso estará disponível até o dia 30 de agosto e todos os professores da rede municipal que atuam com turmas de 1º e 2º ano do ensino fundamental, coordenadores pedagógicos e gestores foram cadastrados para que possam participar do curso.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Última modificação: 16 de agosto de 2021