Prefeitura de Santana realiza a entrega do kit uniforme para os Agentes de Combate às Endemias

19 de setembro de 2022

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

Nesta segunda-feira, 19, a Prefeitura de Santana através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega dos uniformes para os agentes de combate às endemias. A programação aconteceu no Sindicato dos Servidores Municipais de Santana.

Parte das peças foram adquiridas através de um recurso de emenda parlamentar do deputado estadual qJory Oeiras, com complemento da Prefeitura de Santana. Avançando nas condições de trabalho dos Agentes de Combate às Endemias, oferecendo uma melhor qualidade nos serviços prestados por eles. Foram entregues no total 92 kits de uniformes para os ACE, contendo cinco itens, sendo eles um boné, uma camisa manga curta, uma camisa manga longa, uma capa de chuva e uma bota de chuva galocha impermeável.

O prefeito, Bala Rocha, agradece os ACE que estiveram presentes na cerimônia de entrega: “Eu sou grato a vocês, agentes de endemias, por todo empenho e dedicação, nós reconhecemos que vocês trabalharam em um momento crítico, durante dois anos, se expondo muito no contágio da covid-19, além de se submeterem também a outras doenças endêmicas no dia a dia. Os agentes de endemias são guerreiros que estão na linha de frente para salvar a vida dos outros, o que vocês fazem é um ato de heroísmo, além de estarem salvando vidas, vocês estão expondo a vida de vocês para isso”, expressou.

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

A secretária municipal de Saúde, Ithiara Madureira, fala da importância da entrega: “Esse é um momento muito importante para a gestão e para todos os nossos servidores ACE, tê-los identificados e padronizados faz parte da gestão saúde que queremos apresentar, um modelo de organização para que os usuários que recebem os agentes em suas casas tenham segurança e reconheçam quem são nossos profissionais. A gestão do prefeito Bala está sendo uma gestão que tem valorizado o servidor, em todas as categorias, reconhecendo a importância de todas elas, principalmente vocês que estão na ponta, de casa em casa, nos bairros e nas áreas rurais, captando, cuidando, prevenindo e orientando a população”, disse.

Foto: Letícia Maciel | Acervo PMS.

“Ao longo dos últimos dois anos, o município de Santana, atravessou momentos muito difíceis por causa da pandemia da Covid-19. No entanto, os ACE permaneceram com suas atividades normais, mesmo não podendo ficar em casa, nem trabalhar de forma remota. Nesses últimos anos conseguimos mudar o cenário epidemiológico no município e também no estado, pois éramos responsáveis por 50% dos casos de malária do estado do Amapá, tanto no perímetro urbano quanto em comunidades rurais, e graças ao trabalho de vocês, nós mudamos essa conjuntura e hoje Santana é responsável apenas por 1% dos casos de malária no estado”, afirmou o coordenador da Coordenadoria de Vigilância em Saúde, Plínio da Luz.

O Agente de Endemia, Antônio Neucivan, que atua na área há mais de 22 anos, fala da importância desta entrega: “Agora nós vamos ser identificados da forma correta pelos moradores, passando mais confiança para a população, afinal nós atuamos de forma que é necessário adentrar nas residências, e identificados da maneira certa, vamos conseguir passar uma maior segurança para esse cidadão”, falou.

O objetivo da gestão é entregar a todas as categorias seus uniformes e manter a padronização dos mesmos.

Ívina Oliveira
Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA