A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA, com apoio do Governo do Estado e parceria da deputada federal Marcivânia Flexa, reabrirá nesta quarta-feira, 29 de dezembro, às 16h, o Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil – CAPSi. Na oportunidade, serão apresentadas as novas instalações da unidade e o protocolo de acolhimento em saúde mental voltado para a infância e adolescência na rede municipal de Atenção à Saúde.
Inaugurado no município em 2016, o CAPSi estava descredenciado junto ao Ministério da Saúde desde 2013 por ausência de operacionalização. Por esta razão, o Município não conseguia arcar com as despesas ou prestar o serviço de forma eficiente à população. Ainda em processo de tramitação, a equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde atua para reabilitar o CAPSi junto ao Ministério da Saúde e garantir recursos para a manutenção do Centro.
O serviço estava ocorrendo, provisoriamente, na Casa da Hospitalidade, com espaço cedido pela Congregação das Pequenas Irmãs da Divina Providência, por meio de um acordo técnico mediado pelo Judiciário e Ministério Público.
O CAPSi Santana voltará a funcionar em espaço próprio, localizado na Rua Adálvaro Cavalcante, 941, centro da cidade, com serviço especializado para crianças e adolescentes com quadros de agravos e transtornos psiquiátricos e neurológicos, visando a recuperação e reabilitação psicossocial da saúde mental e a integração entre o usuário, sua família e a comunidade.
Comunicação – Prefeitura de Santana
Last modified: 28 de dezembro de 2021