Prefeitura de Santana publica editais da Lei Aldir Blanc

25 de setembro de 2021

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME) e da Fundação de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer (FUNCTEL), torna público os editais referentes à Lei Aldir Blanc, denominados Seu Sabá, para proponentes identificados como pessoa jurídica e Odilon Sanfoneiro, para os proponentes identificados como pessoa física.

Nesta segunda-feira, 27 de setembro, o lançamento dos editais será acompanhado por uma solenidade na Rota de La Casa, às 19h30, com transmissão ao vivo na página oficial da Prefeitura de Santana. Estarão presentes na ocasião autoridades federais, estaduais e municipais, como o senador Davi Alcolumbre, o governador Waldez Góes, o prefeito Bala Rocha, o secretário de Educação, Amarilson do Amaral e o presidente da Fundação de Cultura, Rogério Barbosa.

Os interessados em concorrer ao benefício terão acesso ao regulamento e anexos presentes nos editais no site da Prefeitura, e devem estar atentos aos requisitos para realização da inscrição.

Buscando homenagear artistas do Amapá, os editais levam os nomes de duas importantes figuras do cenário cultural amapaense, conhecidos como Seu Sabá e Odilon Sanfoneiro.

Contador de histórias, homem simples e da roça, Sebastião Dias de Souza, mais conhecido com Seu Sabá, foi um dos primeiros moradores da antiga Vila Maia, estabelecido na Av. José de Anchieta onde, junto de seus vizinhos, criou o ‘Terreirão da Anchieta’. O que começou como uma comemoração entre famílias, proporcionando um momento de descontração e lazer, principalmente para as crianças, tornou-se o maior evento da quadra junina de Santana.

Em 2003, aos 67 anos, Seu Sabá, grande entusiasta da quadra junina amapaense, partiu, deixando seu legado e sua memória viva na cultura local, através de seus feitos e conhecimento empírico a respeito de nossa floresta.

Carismático, talentoso, acolhedor e hospitaleiro, Antônio Odilon do Nascimento, popularmente conhecido como Odilon Sanfoneiro, nascido no Maranhão, viveu mais de trinta anos na cidade de Santana e contribuiu com a cultura local, animando forrozões e sendo mentor de diversos artistas locais.

No ano de 2019, aos 68 anos, Odilon, um dos músicos mais conhecidos do município, faleceu, deixando seu legado no imaginário daqueles que puderam acompanhar seu trabalho de perto.

Última modificação: 27 de setembro de 2021