Prefeitura de Santana promove encontro sobre práticas pedagógicas bem-sucedidas na rede municipal de ensino

11 de dezembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana.

Nesta terça-feira, 12, a Secretaria Municipal de Educação promoverá um evento para reconhecer os profissionais da área que desenvolvem trabalhos bem-sucedidos nas séries iniciais, abrangendo desde o maternal até o 1º ano do ensino fundamental.

O encontro ocorrerá na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (ao lado do complexo da Prefeitura), durante o período da manhã, das 8h às 12h. Tem como objetivo identificar e reconhecer as práticas pedagógicas destacadas nas escolas municipais.

Essas didáticas devem promover o desenvolvimento integral das crianças, contemplando os aspectos físicos, motores, cognitivos, sociais e emocionais, além de incentivar a exploração, descoberta e experimentação entre os pequenos.

Práticas bem-sucedidas

As atividades consistem em relatos, experiências, projetos e ideias desenvolvidas pelos professores em sala de aula, visando aprimorar a qualidade da educação básica.

Na rede Municipal de Santana, essas aplicações na Educação Infantil e no 1º Ano do Ensino Fundamental estão de acordo com as metas estabelecidas pelo Plano Nacional, Estadual e Municipal de Educação.

Essas práticas se destacam por contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, por meio de experiências pedagógicas bem-sucedidas, criativas e inovadoras, além de estimularem o interesse, a autonomia e o protagonismo das crianças, incentivando sua curiosidade.

Premiações

Após duas fases de seleção, foram escolhidas 12 práticas para serem apresentadas durante o encontro. A terceira fase ocorrerá durante o evento, na qual uma banca de jurados selecionará, dentre as 12 experiências bem-sucedidas, aquelas que se destacaram em 1º, 2º e 3º lugar.

Os 12 professores pré-selecionados serão homenageados e receberão um prêmio simbólico.

Renata Rodrigues
Secretaria Municipal de Educação