Prefeitura de Santana inicia programações alusivas ao ‘Agosto Dourado’

15 de agosto de 2024

Semana Mundial de Aleitamento 2024: “Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos”

A Prefeitura de Santana dará início às celebrações do “Agosto Dourado” com uma programação especial voltada à saúde da mulher e da criança, destacando a importância do aleitamento materno e o papel crucial do pai ou parceiro durante o pré-natal e o puerpério. O evento acontecerá no dia 16 de agosto, das 8h às 12h, na Policlínica Maria Tadeu Aguiar.

Programação

Durante o evento, serão oferecidos diversos serviços voltados à promoção da saúde e bem-estar de gestantes e mães. Entre as atividades previstas, estão consultas médicas com ginecologistas e clínicos gerais, atendimento de enfermagem, coleta de PCCU, pré-natal, atendimento odontológico e testes para HIV, sífilis, hepatite B e C. Também haverá atualização das cadernetas de vacinas, dispensação de medicamentos, exames de rotina, avaliação nutricional, atendimento com fisioterapeuta, escuta psicológica, aferição de pressão arterial e rastreamento de glicemia capilar.

O evento incluirá ainda palestras educativas sobre temas essenciais para a saúde materno-infantil, como a importância do aleitamento materno e o papel do pai ou parceiro no pré-natal e puerpério. Para complementar as atividades, haverá sessões de musicoterapia, criando um ambiente acolhedor e estimulante.

Objetivos da Ação
Os principais objetivos das atividades são:

• Informar a população sobre as desigualdades no apoio à amamentação e sua prevalência.

• Destacar a amamentação como um fator de igualdade social, contribuindo para a redução de lacunas na sociedade.

• Fomentar a colaboração e o apoio à amamentação, envolvendo indivíduos e organizações.

• Mobilizar ações para diminuir as desigualdades no apoio à amamentação, com atenção especial aos grupos vulneráveis.

Importância do Aleitamento Materno

A ação busca conscientizar as parturientes sobre a importância do aleitamento materno exclusivo até os seis meses de idade. Será enfatizada a participação ativa do pai ou parceiro durante o pré-natal e o puerpério, ressaltando os direitos garantidos pela Lei nº 13.257, de 8 de março de 2016, que assegura o acompanhamento da gestante pelo parceiro.

A Prefeitura Municipal convida toda a comunidade a participar deste evento essencial, promovendo a saúde e o bem-estar das famílias e reforçando o compromisso com o apoio à amamentação e à saúde integral das mães e crianças.

Programação alusiva ao “Agosto Dourado
Data: 16 de agosto