Prefeitura de Santana e Ministério Público Estadual realizam implementação de Práticas Restaurativas na rede municipal de ensino

31 de março de 2023

A Prefeitura de Santana, em parceria com o Ministério Público Estadual, implementaram no município, o Núcleo de Práticas Restaurativas, que tem como objetivo a mediação de conflitos no ambiente escolar.

Os gestores escolares da zona urbana e rural estiveram presentes nesse momento importante para a educação municipal, onde o engajamento do corpo administrativo escolar é de grande importância para pôr em prática os círculos de conciliação dentro das escolas.

“Dentro das escolas, os gestores coordenam todo o processo pedagógico, administrativo e principalmente relacional, trabalhando para prevenir e combater a violência no âmbito escolar, em diversos sentidos, como o recebimento e acolhimento das pessoas”, frisou o coordenador do núcleo, Jorge Carmona.

O Núcleo de Práticas Restaurativas visa levar a justiça restaurativa para as escolas municipais, realizando um trabalho onde o professor e os alunos se sintam seguros para desenvolver suas atividades diárias. O núcleo também atua no atendimento às famílias e à comunidade, promovendo círculos restaurativos.

“Os princípios e valores das práticas restaurativas são ferramentas de transformação, onde realmente transformam a vida das pessoas, encontrando caminhos para que possamos conviver de forma mais pacífica”, disse a promotora de Justiça, Silvia Canela.

Renata Rodrigues

Assessoria de Comunicação e Imprensa