Nesta sexta-feira, 29, a Prefeitura de Santana e o Governo do Estado, iniciaram uma força tarefa de limpeza e drenagem para desobstrução de canais no município. A ação conjunta visa prevenir alagamentos ocasionados em virtude do período mais intenso de chuvas que se aproxima. Trabalhadores e máquinas estão atuando simultaneamente.
Para os serviços, 80 trabalhadores com EPIs (Equipamento de Proteção Individual), estão se desdobrando na retirada de entulho do interior dos canais. A área externa desses espaços, também estão recebendo atenção de capina. Já foram encontrados dentro dos logradouros sofás, fogões, geladeiras e até cadeiras plásticas. Além de muito mato e lixo doméstico.
As frentes de trabalho estão ocorrendo ao mesmo tempo em diversos pontos da cidade. No canal do bairro Hospitalidade, na avenida Princesa Isabel, o problema crônico de alagamento das residências está sendo prevenido.
“Essa é uma limpeza que teve a iniciativa do prefeito Bala e já temos várias parcerias, contrapartidas, convênios na limpeza pública, asfaltamento e outras. Esta ação aqui é essencial, porque impacta na vida de todos os munícipes na melhoria da saúde, da mobilidade e da segurança. É a Prefeitura e o Governo prestando mais este serviço para a população”, afirmou Waldez Góes, governador do Amapá.
A ação será realizada mesmo durante as chuvas e a previsão é que toneladas de entulho sejam retirados dos canais. A Prefeitura de Santana já possui o mapeamento dos pontos críticos do município. Canal do bairro Paraíso, Provedor, Hospitalidade e Nova Brasília, estão sendo monitorados e recebendo serviços de limpeza. O Prefeito Bala Rocha, afirma que a ação conjunta beneficia a população.
“É muito ruim as pessoas terem suas casas alagadas durante as chuvas, devido a quantidade de entulho que entope os canais. Por isso, a Prefeitura de Santana e o Governo do Estado, numa ação conjunta, estão trabalhando na prevenção para minimizar os impactos desse problema. Nos canais há muitos eletrodomésticos e entulho, além da vegetação que cresce e acaba entupindo as galerias. Com a maré alta e as fortes chuvas, os alagamentos ocorrem causando prejuízos para a população. Agora, vamos trabalhar para evitar tudo isso”, assegurou o Prefeito Bala Rocha.
O morador Miguel Progênio, que reside no entorno do canal da Princesa Isabel, está otimista com o trabalho.
“É muito importante para nós esse tipo de trabalho. Eu já pedi tantas vezes que fosse feito um trabalho aqui, e, até que enfim, os governos municipal e estadual, agora se uniram e estão olhando por nós”, disse.
O secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos (SEMOP), Anderson Almeida, considera fundamental a conscientização dos moradores para não despejar lixo e entulho nos canais.
“A gente inicia hoje essa grande ação de limpeza e desobstrução dos canais. Precisamos de todo o apoio da população para que não jogue mais lixo nestes locais. Porque se não, a gente não vence nesse trabalho. Vamos atuar nos pontos críticos da cidade para minimizar os impactos das chuvas”, finalizou.
Last modified: 29 de janeiro de 2021