Prefeitura de Santana e Corpo de Bombeiros Militar promovem palestra sobre prevenção e combate a incêndios para servidores da Saúde

24 de maio de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

No dia 24 de maio, o Departamento de Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar (CBM), organizou uma palestra sobre prevenção e combate a incêndios para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA).

O evento ocorreu no Auditório da Escola Estadual Prof. Francisco Walcy Lobato Lima. A palestra foi ministrada pelo Subtenente Ranon, do CBM, que possui 15 anos de experiência na área e 7 anos trabalhando na Academia, capacitando militares e civis.

Durante a programação, foram abordados diversos tópicos relacionados ao combate e prevenção de incêndios, incluindo a teoria do fogo, propagação do fogo, classes de incêndio, fases de um incêndio, efeitos fisiológicos do calor e da fumaça, métodos de extinção, agentes extintores, equipamentos de combate a incêndio, sistemas de prevenção contra incêndio e pânico, abandono de área e recomendações gerais.

Acervo Prefeitura de Santana.

Além da parte teórica, também foram realizadas simulações de incêndio, proporcionando aos participantes a oportunidade de vivenciar na prática as técnicas aprendidas.

A iniciativa demonstra o compromisso da Prefeitura Municipal com a segurança e o bem-estar dos servidores, capacitando-os para agir de forma eficiente em situações de emergência. A palestra é uma ação importante para promover a conscientização e prevenir acidentes, contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro.

Ivina Oliveira
Assessoria de comunicação