Prefeitura de Santana continua com a estratégia de vacinação nas escolas do município

1 de abril de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

A Prefeitura Municipal de Santana deu início a uma importante estratégia de vacinação nas escolas do município. A mobilização abrange tanto as escolas públicas quanto as particulares, com o objetivo de garantir a imunização de todas as crianças e adolescentes.

A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Saúde, por meio do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI), que promove a Estratégia de Vacinação nas Escolas. Essa ação, que está ocorrendo desde o dia 25 de março até o final do mês de abril de 2024, busca melhorar a cobertura vacinal, reduzir doenças imunopreveníveis e fortalecer o planejamento local.

É importante ressaltar que o ressurgimento de doenças que já haviam sido eliminadas ou controladas no país, como o sarampo, tem sido uma preocupação. Em 2018, o vírus da doença voltou a circular e, em 2019, o Brasil perdeu a certificação de “país livre do vírus do sarampo”. Por isso, é fundamental tomar medidas para combater essa situação.

De acordo com a PMS, a escola desempenha um papel fundamental nessa luta contra as doenças. Além de ser um espaço de aprendizado, ela pode se tornar um local de diálogo, informação e mobilização sobre a importância da vacinação. O Programa Saúde na Escola (PSE) já desenvolve ações de educação em saúde nas unidades escolares, ajudando os alunos a entenderem a importância de suas atitudes para sua própria saúde e a saúde dos outros. As crianças e os adolescentes também são ótimos agentes de saúde, levando o conhecimento que adquirem em sala de aula para suas famílias.

Acervo Prefeitura de Santana.

Com essa estratégia de imunização nas instituições de ensino, será possível acompanhar a situação vacinal dos estudantes e identificar aqueles que não estão com suas cadernetas em dia. Além disso, será uma oportunidade de atualizar os cartões de vacina e garantir uma maior cobertura no município.

O foco principal da mobilização é fortalecer os laços entre educação e saúde, proporcionando ações relacionadas à vacinação. Para isso, foram estabelecidos os seguintes objetivos:

• Reduzir o risco de doenças imunopreveníveis por meio da verificação da caderneta de vacinação e aplicação das vacinas necessárias nas escolas.
• Diminuir a quantidade de pessoas não vacinadas, protegendo tanto a comunidade escolar quanto suas famílias contra as doenças imunopreveníveis e atualizando a situação vacinal

A estratégia de imunização é direcionada para crianças e adolescentes menores de 15 anos, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio. Serão oferecidas diversas doses do Calendário Nacional de Vacinação, com o objetivo de garantir que todas do esquema vacinal estejam em dia.

As vacinas ofertadas serão:

• Ensino infantil (crianças de 2 meses até menores de 5 anos de idade): poliomielite inativada (VIP), poliomielite oral (VOP), penta (DTP/Hib/HB) e tríplice viral.
• Ensino fundamental e médio (crianças a partir de 5 anos e adolescentes): febre amarela, tríplice viral, HPV e meningocócica ACWY

A Prefeitura Municipal está comprometida em garantir a saúde e bem-estar de todas as crianças e adolescentes, e essa campanha é mais uma importante ação nesse sentido. Contamos com a colaboração de todos para que possamos alcançar uma alta cobertura vacinal e proteger nossa comunidade contra as doenças imunopreveníveis.

Ivina Oliveira
Assessoria de comunicação