Prefeitura de Santana apresenta aos gestores escolares o Programa Lavagem de Mãos e Higiene

8 de maio de 2023

A Prefeitura de Santana reuniu os gestores escolares na Universidade Aberta do Brasil (UAB), para orientá-los acerca do Programa Lavagem de Mãos e Higiene, que é uma iniciativa da UNICEF e OMS, fazendo parte do resultado sistêmico três do Selo UNICEF, que promove a higiene das mãos nas escolas para apoiar o desenvolvimento de estratégias para acelerar e sustentar o progresso no sentido de tornar a higiene das mãos um esteio das intervenções de saúde pública, melhorando o acesso as instalações para lavagem das mãos, com água, sabão e desinfetante para todos os ambientes, bem como promover intervenções de mudança de comportamento para práticas ideais de higiene das mãos.

Imagem: acervo PMS.

O programa tem como objetivo incentivar a prática da higiene de mãos, essencial em termos de saúde pública para manter os estudantes nas escolas; promover a educação e evitar doenças e agravos relacionados à falta de higiene no ambiente escolar. Para implantação do programa, os gestores devem preencher um formulário disponibilizado pela Unicef, referente a infraestrutura mínima para dar seguimento ao programa.

As escolas deverão utilizar recursos como cartazes, panfletos e desenvolver atividades lúdicas, orientando os alunos a reconhecer a higiene das mãos como um caminho para evitar a propagação de microrganismos transmissores de doenças.

Renata Rodrigues

Assessoria de Comunicação e Imprensa