Prefeitura de Santana alcança grandes resultados com a chegada do mamógrafo no município

5 de janeiro de 2024

A Saúde sempre foi um dos pilares de prioridade na gestão do prefeito Bala Rocha, não à toa, o município aumentou significativamente as ações de saúde no ano de 2023.

Acervo Prefeitura de Santana.

A Secretaria de Saúde do município de Santana realizou um levantamento de atendimentos em todas as áreas que contemplam a pasta.
Um dos destaques foi a Saúde da Mulher, que, com a chegada do primeiro mamógrafo, o município deu um salto nos atendimentos especializados. Desde sua instalação em outubro de 2023, o Centro de Referência Saúde da Mulher apresentou resultados satisfatórios, alcançando cada vez mais mulheres para o diagnóstico precoce e o tratamento do câncer de mama.

A Sala de Mamografia, que faz parte de um espaço planejado e humanizado, conta com um mamógrafo digital de última geração, e demandou um investimento de mais de R$ 300 mil, que foi possível através de emenda parlamentar do senador Lucas Barreto.

Acervo Prefeitura de Santana.

Segundo a Secretária de Saúde, Ithiara Madureira, do início de novembro até o final do ano, cerca de 266 mulheres foram contempladas com o exame detalhado da mama:“ Foram realizados 266 exames de mamografia desde a inauguração da sala. Esse mamógrafo foi um presente pra nós, mulheres santanenses. É importante lembrar que o exame preventivo do colo do útero e o exame clínico das mamas são gratuitos e devem ser feitos anualmente”, orienta a Secretária.

Os números mostram o empenho e o trabalho árduo da gestão para fortalecer a saúde do município de Santana.
A estimativa é que, em 2024, mais mulheres sejam alcançadas. Triplicando o número de atendimentos para quem deseja realizar o exame das mamas.

Como solicitar o exame: Os exames são realizados de segunda a sexta, das 8h às 17h, no Centro Diagnóstico da Mulher, localizado na Rua Cláudio Lúcio Monteiro, 406 – Área comercial.
A paciente deve procurar o Centro, para fazer o agendamento.

Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Santana

Última modificação: 5 de janeiro de 2024