Prefeitura Municipal de Santana

Posição estratégica pode levar Transpetro a instalar terminal em Santana, no AP

21 de novembro de 2025

Com um dos pontos geográficos mais estratégicos e privilegiados da América do Sul, a região portuária de Santana poderá receber a instalação de um futuro terminal logístico e administrativo da empresa Petrobrás Transportes S/A (Transpetro).

O assunto foi fortemente tratado nesta quinta-feira, 21, durante apresentação de projetos de estudos para implantação de uma nova base no Estado, contando com a presença do presidente da Transpetro Sérgio Bacci e sua equipe técnica.

Diversas autoridades políticas acompanharam a apresentação do projeto, entre eles, o prefeito de Santana Sebastião Bala Rocha, que acredita na intenção de implantarem o projeto na cidade devido sua localização geográfica.

“Queremos que ela (Transpetro) se estabeleça em Santana por ter uma logística mais favorável, o que com certeza irá gerar mais emprego e renda, principalmente para o nosso município”, garante Rocha, que explicou algumas dúvidas colocadas sobre a questão de implantação da empresa na cidade.

O prefeito de Santana deixou claro a capacidade técnica e operacional tomada pela antiga mineradora ICOMI quando chegou ao Amapá em meados do século XX.

“Muita gente se pergunta sobre a questão do petróleo está na região de Oiapoque (município distante a quase 600km), bem longe de Santana. Mas o minério explorado pela ICOMI estava em Serra do Navio (atual município amapaense), de onde era extraído e embarcado aqui em Santana. A mesma coisa será com o petróleo. Santana já possui uma base logística que apenas será melhorada para o futuro do nosso povo, e do Amapá”, disse Bala.

A visita dos técnicos da Transpetro ao Amapá viabiliza com mais otimismo o interesse de empresários no crescimento econômico futuramente, na qual observam que a implantação dessa subsidiária da Petrobrás colocará o Amapá numa posição ainda mais positiva a nível nacional e internacional.

O presidente do Sebrae Amapá Josiel Alcolumbre confirma o propósito a ser desenvolvido pela parceria entre a Transpetro, o município de Santana e o Estado.

“Essa parceria representa mais do que um projeto. É a construção de uma solução logística robusta, responsável e alinhada às oportunidades da Margem Equatorial, sempre com o compromisso ambiental e a seriedade que fazem da Transpetro e da Petrobras referências mundiais”, postou Alcolumbre, em suas redes sociais.

 

Emanoel Jordanio

Comunicação – PMS

Last modified: 21 de novembro de 2025

Comments are closed.

Acessar o conteúdo