O papel do assistente social na saúde do município

22 de junho de 2023

Foto: Eliane Vidal | Acervo Prefeitura de Santana.

O assistente social na área da saúde tem o papel de suporte para pacientes e seus familiares, garantindo direitos e apoio quando solicitado. Identificar, com um olhar sensível, situações de vulnerabilidade de quem chega às unidades de saúde.

“Vamos até os pacientes para iniciar uma conversa. Assim, identificamos se enfrentam alguma situação de vulnerabilidade social”, explica Diana Sacramento, assistente social que atua no Centro Diagnóstico da Mulher, ela esclarece que, quando é constada alguma intercorrência, inicia-se a fase de orientação dos pacientes.

Outra atuação do Serviço Social é garantir que todos os pacientes sejam identificados e recebam auxílio da família.

Foto: Eliane Vidal | Acervo Prefeitura de Santana.

“Muitos chegam com dúvidas a respeito do benefício, ou se estão aptos a receber. Se a pessoa estiver apta, eu faço toda a tramitação pela unidade de saúde e já encaminho para o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social”, comenta Diana.

No município, pode-se encontrar o serviço nas Policlinicas Alberto Lima, Maria Tadeu Aguiar, nos Centros Diagnóstico da Mulher e Reabilitação Mario Dias Tavares (CER), além das Unidades Basicas de Saúde, CAPS-AD e CAPSi.

O atendimento é feito em livre demanda de segunda a sexta-feira.

Eliane Vidal | Assessoria de Comunicação/SEMSA

Última modificação: 22 de junho de 2023