Novembro Azul: Prefeitura de Santana e Associação de Amor intensificam cuidados com a saúde do homem

27 de novembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

O mês de novembro é dedicado aos cuidados com a saúde dos homens e, dentro desse contexto, a Prefeitura de Santana e a Associação de Amor realizaram uma manhã repleta de atendimentos e palestras sobre a prevenção do câncer de próstata. A ação ocorreu no sábado, dia 25, no Centro do Idoso, situado no bairro Vila Amazonas.

Evandro Ferreira, funcionário do Centro do Idoso, destaca que a campanha não pode passar despercebida.

“Hoje é um dia muito especial. Não poderíamos deixar passar em branco essa data. Estamos no Novembro Azul, e sabemos que muitas vezes os homens ficam desassistidos. Esta foi a oportunidade que a Prefeitura encontrou para oferecer esses atendimentos”, ressaltou o servidor.

A iniciativa ofereceu serviços como aferição de pressão arterial, consultas com urologistas, dentistas, psicólogos, testes rápidos e exames laboratoriais. O ponto alto da programação foram as palestras preventivas com médicos urologistas, estomatologistas e cardiologistas.

A cardiologista Ana Chucre foi uma das palestrantes e explanou sobre a importância da prevenção do câncer.

Acervo Prefeitura de Santana.

“Procurei destacar que o desenvolvimento do câncer ocorre paralelamente às doenças cardiovasculares, como hipertensão, diabetes, obesidade, sedentarismo, tabagismo, alcoolismo e fatores genéticos. Estamos no Novembro Azul, e embora exames como PSA e ultrassom sejam úteis, o mais importante é a avaliação física, incluindo o toque retal, pois é isso que realmente detecta e ajuda no diagnóstico”, enfatizou a médica.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

Uma promessa de amor

O diretor-fundador da Associação de Amor, professor Nilson Silva, menciona que a organização existe há 4 anos e se dedica a ajudar pacientes diagnosticados com câncer, facilitando o acesso a serviços de saúde para o tratamento da doença.

Nilson relata que tudo é feito com muito amor e carinho, e que a ideia de fundar a associação surgiu após o falecimento da esposa, diagnosticada com câncer. Sua mulher ficou internada no Centro de Alta Complexidade Oncológica (UNACON). Durante o tratamento dela, Nilson testemunhou a morte de muitas pessoas, o que o motivou a se dedicar a essa causa.

“O interesse em criar a associação surgiu na UNACON, onde minha esposa descobriu o câncer e, após 25 dias, faleceu. Vi muitas pessoas morrendo lá dentro, foi quando prometi ao coordenador do centro que ajudaria as pessoas”, relatou Nilson.

Seu Nilson explica que o trabalho desenvolvido pela associação precisa do apoio das pessoas, empresas e instituições, e toda ajuda é bem-vinda.

“É um trabalho voluntário, sem restrição de idade. Qualquer pessoa pode ajudar com qualquer tipo de serviço. E lembrem-se, a prevenção é nossa melhor arma”, concluiu.

Para se tornar um voluntário da Associação de Amor, basta entrar em contato pelo número: (96) 99151 2514.

Luana Silveira
Prefeitura de Santana