Novembro Azul: Blitz educativa orienta sobre cuidados com a saúde do homem

24 de novembro de 2023

A Secretaria Municipal de Saúde de Santana em parceria com o Governo do Estado, Sttrans e Amapá Jovem, realizou nesta quinta-feira, 23, uma blitz educativa sobre os cuidados com o câncer de próstata na Avenida Santana, uma das principais vias do município.

Essa ação integra a campanha “Novembro Azul”, que visa conscientizar os homens sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças que acometem o público masculino.

Durante a atividade, as equipes abordaram os veículos que transitavam pela área, distribuindo panfletos com informações sobre medidas preventivas para o diagnóstico precoce da doença, além de preservativos e a carteira de saúde do homem, incentivando o registro das consultas médicas.

Guaciara Nogueira Dias, coordenadora da pasta de Saúde do Homem de Santana, ressaltou a importância das abordagens nas ruas para expandir o trabalho e alcançar mais pessoas para os atendimentos.

Lucas André Ferreira, um dos motoristas que recebeu orientações durante a blitz, reconheceu a importância dos cuidados com a saúde masculina. “Ações como essa são muito positivas, já que é comum os homens não cuidarem bem da própria saúde. Participar e discutir sobre esse tema é sempre bom para conscientizar mais pessoas sobre a importância de cuidar da saúde “.

Busca ativa

Além das palestras nas unidades de saúde e do agendamento de consultas para realização do exame, é fundamental realizar a análise do sangue, conhecida como PSA (Antígeno Prostático Específico). Recomenda-se que, a partir dos 50 anos, os homens procurem anualmente um urologista para esse e outros procedimentos.

Ao longo do mês, as equipes intensificam a busca ativa por homens nessa faixa etária que não fizeram o exame de PSA este ano. O objetivo é identificar possíveis casos de câncer de próstata, bem como outras condições, como prostatite e lesões em geral.

Eliane Vidal

Secretaria Municipal de Saúde