Município de Santana implementa nas escolas a Política de Educação Integral

5 de agosto de 2024

Em Santana, está sendo implementada a Política Municipal de Educação Integral na rede de ensino. O lançamento da iniciativa ocorrerá nesta segunda-feira, dia 5, em quatro escolas selecionadas: EMEB Biraghi, EMEB Iranilde, EMEB Claudionor Rocha e EMEB Maria Ilnah.

A Secretaria Municipal de Educação, alinhada com as melhores práticas pedagógicas e em sintonia com as expectativas da comunidade, assumiu o compromisso de implantar, de forma progressiva, a PMEI.

Essa proposta visa oferecer uma formação mais completa, abrangendo não apenas o aspecto cognitivo, mas também o desenvolvimento social, emocional e cultural dos estudantes. O objetivo é promover a melhoria da qualidade do ensino público, elevando os resultados de aprendizagem e o desenvolvimento integral dos alunos da rede municipal, por meio da ampliação da jornada escolar, conforme estabelecido nas legislações. Inicialmente, 313 alunos matriculados irão participar do programa.

Jornada escolar em tempo integral em Santana

O Programa Escola em Tempo Integral pode ser conceituado como um período escolar com jornada ampliada, em que o educando pode permanecer na instituição por um tempo igual ou superior a 7 horas diárias ou 35 horas semanais, em turno único ou em dois turnos, desde que não haja sobreposição entre eles, durante todo o período letivo.

Para a instauração da iniciativa, no ano de 2024, foram escolhidas inicialmente quatro escolas de ensino fundamental em área urbana, que apresentam, além da vulnerabilidade social e econômica, índices baixos de fluência leitora. Nessas instituições, serão atendidas, inicialmente, as turmas do 2º ano do Ensino Fundamental, que por se tratar da fase final do ciclo de alfabetização, demandam uma consolidação de habilidades específicas para essa etapa.

Devido às defasagens acumuladas no ensino municipal, observou-se que o 2º ano é aquele que, neste momento, necessita de um tempo a mais na escola.

Neste sentido, Santana reitera seu compromisso com uma educação de qualidade, equitativa e holística.

“A jornada pode ser longa e desafiadora, mas a união de esforços coletivos, o engajamento da comunidade e a dedicação à excelência educacional podem transformar esta visão em realidade. Encorajamos a comunidade escolar a se unir nesse esforço coletivo para garantir um futuro melhor para todos os alunos, fortalecendo assim o tecido educacional e social de Santana”, afirma Cristiane Vilhena, secretária adjunta de políticas educacionais.

Renata Rodrigues

Última modificação: 5 de agosto de 2024