‘Momento com Elas’: Camuf de Santana realiza lançamento de oficinas terapêuticas para a população

22 de março de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

A manhã desta sexta-feira, 22, começou bastante produtiva no Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf – Santana), onde ocorreu o lançamento do programa de oficinas terapêuticas direcionadas às famílias que são acolhidas pela instituição.

O evento foi realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, dentro da campanha ‘Momento com Elas: Eu Empreendo com Você’, que integra as atividades em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. A programação visa fortalecer a Rede de Atendimento à Mulher (RAM’s), em situação de violência, prevista na Lei N° 1373/2021, sancionada pelo prefeito Sebastião Bala Rocha.

A diretora do Camuf de Santana, Cirlene Tenório, afirma que as oficinas terapêuticas são necessárias para o processo de reconstrução das mulheres vítimas de violência.

“A nossa ação de hoje tem o intuito de reativar o programa, uma vez que, a mulher que sofre de violência doméstica, leva um tempo para se reconstruir, para se encontrar, e as oficinas vêm com o objetivo de ocupar, empreender, empoderá-las, ou seja, fortalecer a mulher no contexto da violência doméstica”, elucidou a diretora.

A psicóloga Geyhely Rocha é uma das responsáveis por acolher os membros familiares que chegam até o Camuf fragilizados por algum contexto de violência, e afirma que as oficinas vão usar uma abordagem específica para os homens e para as mulheres.

“As atividades acontecerão semanalmente e atenderão dois públicos, as mulheres e os homens. Nos homens, vamos trabalhar a questão da reflexão, conscientização e reeducação, em relação à violência doméstica e familiar. E para as mulheres, vamos trabalhar diversos contextos, visando o desenvolvimento integral delas, ou seja, vamos trabalhar o empreendedorismo, o artesanato, cerâmica, costura, palestras, saúde mental, e assim por diante”, destacou.

O Camuf atende pelo telefone institucional (96) 98402-0521 para informações, proteção e acolhimento.

Outras programações da campanha “Momento Com Elas”

• Ação Social “Momento com Elas: Eu Empreendo com Você”

Hora: 8h30 às 12h
Local: Escola Municipal Pe. Ângelo Biraghi