Mamaço marca encerramento do Agosto Dourado

30 de agosto de 2023

Acervo Prefeitura de Santana.

A Ilha de Santana foi o local escolhido para o encerramento da Campanha “Agosto Dourado” com um Mamaço, que reuniu muitas mães no fim da tarde desta terça-feira, 29.

A campanha, realizada durante todo o mês de agosto, contou com uma ampla programação elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde. O mês de conscientização e incentivo ao aleitamento materno foi oficialmente aberto pela Prefeitura no último dia 1º, no Centro Diagnóstico da Mulher.

Foram realizadas diversas ações, como palestras e oferta de serviços de saúde, bem como orientações voltadas para gestantes e lactantes. A programação percorreu as Policlínicas Alberto Lima e Maria Tadeu, além das Unidades de Saúde Antônio Serieiro e Igarapé da Fortaleza.

Acervo Prefeitura de Santana.

“Este mês é muito simbólico e emblemático para que a gente possa deixar esse legado, já que a amamentação é fundamental para que as próximas gerações cresçam saudáveis e ativas. Estes cuidados com as mães e os bebês são efetivos na vida das pessoas”, destacou a secretária de Saúde, Ithiara Madureira.

A ação na Ilha de Santana contou com a participação de profissionais de saúde ministrando palestras, atividades para as crianças e pintura na barriga para gestantes. No final da tarde, houve um mamaço à beira do rio, fortalecendo os laços entre mães e filhos. Durante a palestra, foram abordados temas como a importância da amamentação, dicas de cuidados com a mama e os direitos da mulher que amamenta.

Acervo Prefeitura de Santana.

Mãe de dois filhos, um de oito anos e uma bebê de 41 dias, Camille dos Santos falou da felicidade que é ter leite para sua filha: “Eu acho incrível, como mãe, poder prover o alimento para minha filha. É uma fonte de nutrição e saúde para ela. Então, tudo que a gente ouve nas palestras e as orientações que recebemos na maternidade, vejo como a forma de cuidar da saúde dela. Eu vou amamentar até quando ela quiser. Para mim, é maravilhoso e tranquilo. É um ato de amor e troca”, frisou.

A cor dourada foi escolhida pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para definir o leite materno como o alimento padrão ouro para a saúde dos bebês e simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. É também uma maneira de reforçar a importância do aleitamento materno, um alimento que concentra todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento do bebê.

Eliane Vidal

Secretaria Municipal de Saúde