’Janeiro Branco’: Prefeitura de Santana intensifica ações voltadas à saúde mental durante campanha

10 de janeiro de 2024

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Eliane Vidal.

Neste primeiro mês do ano, a Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza uma série de ações voltadas para a valorização da vida, como parte de mais uma edição da campanha “Janeiro Branco”. O objetivo é alertar a população sobre a importância do cuidado com a saúde mental e emocional, visando a prevenção de doenças como estresse, ansiedade, depressão e pânico.

A campanha teve início oficialmente nesta terça-feira, 9, no Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e outras Drogas (CAPS-AD), e continuará até o final do mês. Durante esse período, serão realizadas atividades diversas com o intuito de mobilizar as pessoas sobre este importante tema.

Acervo Prefeitura de Santana.

Entre as atividades incluídas no cronograma da campanha estão: escuta psicológica, dinâmicas de grupo, palestras sobre o tema “Janeiro Branco”, rodas de conversa, prática de exercícios físicos, musicoterapia, atendimento médico e odontológico.

Gabrieli Rodrigues, responsável pela pasta de Saúde Mental do município, destaca a importância da campanha e explica que a mobilização visa incentivar as pessoas a refletirem mais sobre a vida e sua relevância.

Acervo Prefeitura de Santana.

“A campanha é planejada no início do ano, justamente, para aproveitar o processo de renovação que geralmente ocorre com o novo ano, quando as pessoas costumam estabelecer metas e rever hábitos. É o momento de encorajar ações voltadas para o cuidado da saúde mental, seja através da incorporação de novos hábitos, como práticas meditativas ou de relaxamento, ou mesmo por meio de atividades que proporcionem prazer e melhorem a qualidade de vida”, afirma.

Confira a programação:

• Dia 10/01 – Academia da Saúde Polo Paraíso

• Dia 13/01 – UBS Ilha de Santana

• Dia 15/01 – Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPSi)

• Dia 19/01 – Policlínica Maria Tadeu Aguiar

• Dia 20/01- Sindicato dos Servidores da Saúde de Santana