A Companhia Docas de Santana (CDSA), está semana realizou mais um feito histórico, assim como tem feito nos últimos anos. Como se não bastasse os últimos recordes com o no aumento de 41% na movimentação de cargas em 2025, a companhia fez pela primeira vez o embarque de 10.500 toneladas de ilmenita.
Ao longo dos anos, a CDSA já vem realizando o embarque de minérios como manganês. Ilmenita é um mineral que possui grande valor de mercado, utilizado em tintas, plásticos, cosméticos, na produção de ligas metálicas aeroespecial e reatores químicos. A carga é originária de Porto Velho e foi realizado apenas o transbordo para o navio, obedecendo todas as normas técnicas, devidamente autorizadas pelas autoridades competentes. O cargueiro Devbulk Sínem com bandeira de Porto Rico, foi o responsável pelo transporte do produto que terá como destino a China.
Integrante do Arco Norte, o porto da CDSA ao longo de três anos (2022, 2023 e 2024), registrou recordes na movimentação de cargas, impulsionada principalmente pelas commodities agrícolas. A expectativa é que este ano, o crescimento aumente novamente, tendo como grande fator a exportação de granéis sólidos, em especial, a soja.
Jonhwene Silva/Comunicação CDSA
Last modified: 12 de agosto de 2025