Nesta quinta-feira (21), gestores e coordenadores pedagógicos das Regionais 5, 6 e 7, juntamente com professores do 3º ano do Ensino Fundamental, participaram da Formação Programa Criança Alfabetizada (PCA), com foco na recomposição da aprendizagem. A atividade buscou reforçar a importância de recuperar e ampliar os conhecimentos e habilidades dos alunos, considerando os desafios enfrentados dentro e fora da sala de aula.
Durante a formação, os participantes discutiram fatores como problemas familiares, falta de estímulo por parte dos pais e outras dificuldades que podem impactar o processo de ensino e aprendizagem. A proposta é que gestores e coordenadores compreendam essas causas e desenvolvam estratégias de intervenção mais eficazes para apoiar os estudantes.
O encontro também integra o PCA, iniciativa do Governo do Estado do Amapá, criada em 2019 dentro da política de regime de colaboração. O programa atende a Educação Infantil e os primeiros anos do Ensino Fundamental, oferecendo materiais didáticos e apoio pedagógico por meio de formadores especializados.
“As formações acontecem em ciclos anuais, realizados quatro vezes por ano, começando com gestores e coordenadores pedagógicos, que analisam os conteúdos e desafios, e em seguida se estendem aos professores, responsáveis por aplicar as estratégias diretamente com os alunos. Dessa forma, a rede se fortalece em torno de um objetivo comum: garantir qualidade no processo de alfabetização e assegurar o direito de aprender a todas as crianças”, afirmou Cristiane Vilhena, Subsecretária de Políticas Educacionais.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Santana
Last modified: 22 de agosto de 2025