Feira Inovatech: ‘Túnel do Tempo’ leva visitantes a um passeio pela história de Santana

18 de dezembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Vinicius Rodrigues.

Proporcionar uma viagem pelo túnel do tempo e pela história da segunda maior cidade do Amapá é o foco de uma exposição montada dentro de um túnel que fez parte da I Feira Inovatech, realizada ao longo de três dias na Avenida Santana.

Organizada pela Prefeitura de Santana, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Sancult), em parceria com a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, o evento reuniu um extenso acervo com mais de 60 metros de comprimento (30 em cada lado), retratando momentos históricos sobre o desenvolvimento e progresso de Santana, desde sua fundação no século XVIII até os dias atuais.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Emanoel Jordânio.

No domingo, 17, quando ocorreram as comemorações dos 36 anos de emancipação política do município, o espaço foi bastante visitado por autoridades políticas e civis.

Para Jane Santos, doméstica de 32 anos, que visitou o túnel junto com seu filho de 11 anos, a experiência proporcionou o conhecimento de detalhes da história do município que ela não tinha antes.

“Moro aqui, em Santana, há mais de 20 anos, e eu não imaginava que aquele obelisco fosse tão antigo. Foi como viajar na história dentro de um lugar como esse”, comentou entusiasmada.

O prefeito Bala Rocha, presente durante a visualização das imagens históricas no túnel, reconheceu que a cidade tem se mostrado preparada para um futuro promissor.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Emanoel Jordânio.

“Nossa história guarda fatos positivos e negativos, e nos últimos anos, vimos os desafios que passamos e as vitórias que já alcançamos. Hoje vemos uma Santana mais preparada, e com certeza, mais firme e forte para o futuro que estamos construindo”, disse.

Seguindo o mesmo pensamento, Djard Queiroz, presidente da Sancult, enfatizou as mudanças positivas que Santana tem atravessado na gestão municipal atual, preparando-se para um futuro otimista.

“É uma honra estar à frente da Fundação de Cultura (Sancult), comemorando 36 anos da cidade. Estamos trabalhando para o crescimento e desenvolvimento da cidade, um município hospitaleiro e acolhedor . Este é um momento muito importante para o fortalecimento cultural e econômico. Organizamos um túnel do tempo que mostra o passado forte de nossa gente e nos remete a um futuro promissor”, explica Djarde.

Emanoel Jordânio
Prefeitura de Santana