Eleição do Conselho Municipal de Saúde em Santana: Nova Mesa Diretora Eleita para Representação Diversificada e Inclusiva

6 de março de 2024

Acervo Prefeitura de Santana.

Na última terça-feira, dia 5, o município de Santana realizou a segunda etapa da Eleição do Conselho Municipal de Saúde, um evento de extrema importância para toda a comunidade.

Esta eleição é fundamental para a democracia e para a gestão da saúde pública, pois o Conselho desempenha um papel vital na formulação de políticas e na supervisão das ações de saúde.

A importância desta eleição está no fato de que o Conselho Municipal de Saúde é um órgão deliberativo e permanente, responsável por fiscalizar e propor políticas que garantam o acesso universal e igualitário aos serviços de saúde, além de assegurar a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na ocasião, foram escolhidos 16 novos membros, que irão liderar o Conselho Municipal de Saúde nos próximos dois anos.

As entidades, instituições, seus titulares e suplentes selecionados para representar o Conselho são:

Acervo Prefeitura de Santana.

A mesa diretora ficou assim constituída:

Presidente: Newton Ribeiro de Souza, representante do Centro de Reabilitação Mário Dias.

Vice-presidente: Vando Pantoja dos Santos, representante do Sindicato dos Farmacêuticos do Amapá (SINFAR/AP).

1° Secretária: Cristiany Santos Nobre, representante da Associação de Prevenção e Assistência à Pessoa com Câncer de Santana.

2° Secretária: Maria das Dores da Costa Santos, representante da Associação Fibromialgicos do Estado do Amapá (AFIBROAP).

Essa nova composição da mesa diretora reflete o compromisso do Conselho Municipal de Saúde de Santana com a representação diversificada e inclusiva da comunidade, garantindo que diferentes segmentos tenham voz nas decisões relacionadas à saúde municipal. A diversidade de entidades representadas na mesa diretora contribuirá para uma abordagem mais abrangente na formulação de políticas de saúde, visando atender às diversas necessidades e demandas da população santanense.

Eliane Vidal

Prefeitura de Santana