Dia Nacional de Combate às Drogas e Alcoolismo: Saiba sobre os serviços ofertados no município de Santana

21 de fevereiro de 2024

Acervo PMS. Foto: Eliane Vidal.

Neste 20 de fevereiro comemora-se o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Uma data que nos convida a refletir sobre os desafios enfrentados por pessoas afetadas pelo uso prejudicial de substâncias psicoativas.

Neste contexto, o município de Santana conta com o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD), que desempenha um papel fundamental na prevenção e no tratamento dessas condições.

Acervo PMS. Foto: Eliane Vidal.

O CAPS-AD é uma instituição que oferece assistência especializada a pessoas com transtornos mentais, incluindo aqueles relacionados ao uso de drogas e álcool. Através de uma abordagem multidisciplinar, que envolve profissionais como psicólogos, psiquiatras, assistentes sociais e enfermeiros, o Centro proporciona acolhimento, tratamento e reinserção social para aqueles que lutam contra a dependência química.

A Secretária Municipal de Saúde, Ithiara Madureira, ressalta a importância do trabalho realizado na unidade.

“Nossa missão vai além do tratamento clínico. A equipe trabalha para promover ações de prevenção, conscientização e reinserção social. É uma abordagem integrada que visa não apenas tratar os sintomas, mas também abordar as causas subjacentes do uso de substâncias.”

Além dos serviços diretos prestados aos usuários na instituição, também são realizadas ao longo do ano campanhas educativas nas escolas, empresas e comunidades, visando conscientizar sobre os riscos do uso de drogas e álcool, bem como fornecer orientações sobre como buscar ajuda.

Portas abertas: A porta de entrada para receber ajuda

O CAPS-AD atende à demanda de forma livre, ou seja, não será necessário encaminhamento do usuário. Qualquer pessoa que precisa de atendimento pode ir até o local. A unidade conta com uma equipe multiprofissional para atendimento com qualidade no serviço.

Endereço: o Centro está localizado na Av. Lucena de Azevedo, 499, bairro: Vila Daniel (Atrás do Fórum, antiga Secretaria de Obras de Santana) Horário de atendimento: Das 7h às 18h.

Eliane Vidal

Prefeitura de Santana | SEMSA