
Acervo PMS.
No dia 7 de julho é celebrado o Dia Mundial da Conservação do Solo, a Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), reforça a importância da preservação desse recurso essencial . A data é um chamado à conscientização sobre o papel vital que o solo desempenha no meio ambiente.
O solo não tem somente importância para as construções ou plantações. Ele é responsável por regular a água, o clima, abrigar biodiversidade e sustentar a produção de alimentos. Sua conservação está diretamente ligada à segurança alimentar, à saúde ambiental e ao enfrentamento das mudanças climáticas, uma vez que o mundo está vivendo em um aquecimento global, o cuidado no solo é de extrema necessidade.

Acervo PMS.
“O solo é a base da nossa existência, patrimônio de gerações presentes e futuras. A Prefeitura de Santana atua no combate ao crime ambiental . Nossos fiscais estão diretamente em ações de combate de crimes ambiental. Nosso compromisso é avançar com políticas que incentivem tecnologias limpas, secretário municipal de Meio Ambiente, Adriano Almeida.
A legislação brasileira e a conservação do solo
No Brasil, o Dia Nacional da Conservação do Solo foi instituído pela Lei Federal nº 7.876. A legislação representa um marco para a formulação de políticas públicas voltadas ao uso sustentável da terra e para a valorização do solo como patrimônio natural do país.

Acervo PMS.
A Secretaria de Meio Ambiente de Santana enfatiza que políticas de conservação devem ser construídas com base em ciência e participação social, priorizando práticas que evitem a erosão, a contaminação e o esgotamento dos solos.
Por que conservar o solo?
Segurança alimentar, Gestão da água e do clima,Saúde ambiental.
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Santana
Last modified: 8 de julho de 2025