Dia Mundial da Água: Prefeitura de Santana destaca a importância da data

22 de março de 2024

Foto: Keila Góes.

A Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), enfatiza a importância do Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Água: qual é a sua importância?

Este líquido está presente no dia a dia e em todos os aspectos da vida humana, na fauna e na flora. Por isso, é fundamental que cada cidadão tenha consciência da necessidade de preservar o recurso mais precioso do planeta: Sem água, não há vida!

A Prefeitura destacou algumas medidas para promover a conscientização das pessoas sobre o uso da água:

• Antes de lavar os pratos e panelas, é importante remover bem os restos de comida e descartá-los no lixo;

• Mantenha a torneira fechada enquanto ensaboa as louças;

• Deixe de molho as louças com sujeira mais pesada;

• Ligue a máquina de lavar louça apenas quando estiver cheia;

• Evite lavar o carro durante a estiagem; se necessário, utilize um balde e pano em vez da mangueira;

• Não utilize mangueira para limpar a calçada; prefira uma vassoura.

Foto: Keila Góes.

Sobre a data

O Dia Mundial da Água foi estabelecido durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1992, tornando-se uma data comemorativa a partir daquele ano. Seu principal objetivo é promover discussões sobre assuntos importantes relacionados a esse recurso natural e sua preservação.

O Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação, Helder de Lima, destaca a importância do uso sustentável desse recurso.

“A conscientização sobre o uso correto da água deve ser uma preocupação diária de todos. Sabemos que possuímos o maior rio de água doce do planeta e, por isso, devemos redobrar os cuidados e preservar. Com o planeta enfrentando o processo de aquecimento global, isso afetará diretamente nosso consumo de água. Embora hoje possa parecer um problema distante, se cada um não fizer sua parte, infelizmente enfrentaremos as consequências. Por isso, nós da Semduh estamos constantemente orientando e informando sobre a importância de preservar nosso meio ambiente”, disse Helder de Lima

Keila Góes

Prefeitura de Santana/Semduh