Defesa Civil Municipal intensifica ações para prevenir alagamentos em Santana

14 de dezembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana.

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil tem intensificado ações de limpeza em canais e locais próximos às áreas de ressaca em Santana, com o objetivo de prevenir alagamentos durante o período chuvoso.

Segundo o subsecretário de proteção e defesa civil, José Conceição, conhecido como Koroca, esse trabalho está sendo realizado desde o início da gestão e tem apresentado resultados positivos.

“Estamos desenvolvendo operações de limpeza e desobstrução de canais desde que assumimos essa missão na gestão do prefeito Bala Rocha. Nesses primeiros anos, os resultados têm sido satisfatórios, pois não registramos alagamentos na cidade durante este período, como acontecia em anos anteriores”, afirmou o subsecretário.

Acervo Prefeitura de Santana.

Nos últimos dias, equipes da Defesa Civil Municipal concentraram esforços nos bairros Fonte Nova e Paraíso, realizando a limpeza e desobstrução de trechos das avenidas Castro Alves, José de Anchieta e 7 de setembro, locais considerados propensos a alagamentos.

“O trabalho consiste na roçagem e remoção de entulhos, os quais acabam obstruindo esses pontos, ocasionando o acúmulo de água que, com as chuvas, eleva o nível nessas áreas, causando alagamentos. A limpeza nessas regiões é fundamental para evitar transtornos”, explicou.

Ações nas áreas rurais

O subsecretário ressalta que a coordenadoria também tem realizado operações de limpeza em igarapés nas áreas rurais do município, como Alto Pirativa, Foz do Igarapé do Lago e ao longo do Igarapé Piaçacá. Estas ações têm como objetivo garantir a navegação, especialmente para agricultores e alunos dessas comunidades.

“Este é outro trabalho importante que nunca tinha sido realizado pelo município. A ação visa remover troncos e galhos de árvores dos leitos desses igarapés, o que acaba dificultando a navegação durante a maré baixa”, destacou.

Ailton Leite

Assessor de Comunicação/Prefeitura de Santana