Cultura e empreendedorismo: Prefeito Bala Rocha apresenta oficialmente o projeto ‘Viva Santana’

1 de novembro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

O prefeito de Santana, Bala Rocha, apresentou oficialmente na manhã de terça-feira, 31 de outubro, a 1ª edição do projeto “Viva Santana”, que ocorrerá ao longo dos dois últimos meses de 2023.

A apresentação teve lugar no auditório do Sebrae do município, com a presença de autoridades civis e políticas, bem como a cobertura da imprensa.

O projeto tem como foco proporcionar momentos de lazer, celebração, felicidade e confraternização coletiva. A prefeitura irá compartilhar com a população suas riquezas culturais, gastronômicas e produções técnicas.

Mais de dez eventos estão oficialmente programados para ocorrer na cidade de Santana e em seus distritos durante os meses de novembro e dezembro. As programações abrangerão os campos esportivos e culturais, formando uma grade de acontecimentos destinada a impulsionar a economia local e garantir entretenimento e comodidade ao público que prestigiará as atividades.

Acervo Prefeitura de Santana. Foto: Crisyiano Mendes.

“Trata-se de um projeto grandioso que não só incluirá a apresentação de nossos talentos artísticos, mas também movimentará significativamente diversos aspectos do turismo e fomentará nossa economia”, declarou o prefeito Bala Rocha.

O presidente do Sebrae/AP, Josiel Alcolumbre, enfatizou que a grade de programações contará com diversas parcerias, com o intuito de apoiar e trazer dinamismo durante a realização do “Viva Santana”.

“O Sebrae sempre esteve disposto a apoiar os projetos sociais e empreendedores realizados pela Prefeitura de Santana. Um projeto desse porte terá nossa dedicação logística e técnica em todos os aspectos”, disse.

Além do cronograma dos eventos, foi apresentado um link digital durante a coletiva de imprensa, que servirá para a inscrição de artistas e empreendedores interessados em participar do projeto”.

A presidente da Fundação Municipal de Cultura de Santana (Sancult), Elaine Araújo, destacou que o “Viva Santana” marca um ponto alto no calendário anual de eventos da cidade.

“Nossa gestão sempre esteve comprometida com a cultura, e o “Viva Santana” representa um momento histórico para município e para nossos fazedores de cultura, que terão a oportunidade de apresentar seus talentos”, pontuou.

Veja a programação

A abertura oficial ocorrerá no dia 24 de novembro, a partir das 18h, na Praça do Fórum, com o festival de batuque e marabaixo do município. Nos dias 1º, 2 e 3 de dezembro, no mesmo local, o evento “Santana Sabores” oferecerá o melhor da gastronomia santanense.

Dado que o esporte também é parte da cultura, o ‘Viva Santana’ incluiu no cronograma uma oficina de esportes aquáticos e a Escola de Remo Maré, que ensinará as modalidades de stand-up paddle e caiaque.

Além disso, haverá programações de futebol e futlama no Recanto da Aldeia e na Praia do Vermelho, bem como a 2ª edição da Mini Maratona Cidade de Santana e a 4ª edição do Remada do Forte, no distrito do Igarapé da Fortaleza.

Nos dias 15, 16 e 17 de dezembro, a conhecida Avenida Santana será o palco da folia, celebrando os 36 anos da cidade. A estrutura contará com um palco principal e dois palcos auxiliares para shows, área gastronômica, octógono e muito mais. Além disso, apresenta uma grande novidade, a feira InovaTech, um espaço dedicado ao desenvolvimento da economia e à geração de emprego e renda, através da atração de novos negócios para o município.

E, como não poderia faltar, a Cantata Natalina contará com a participação de diversos corais, e na véspera de Natal, a programação incluirá os Flash Mobs, que encantarão a população com apresentações musicais surpresa em toda a cidade.

Para encerrar a programação do ‘Viva Santana’ com chave de ouro, a Avenida Santana será palco de shows gratuitos para todas as famílias.

Emanoel Jordânio
Prefeitura de Santana/SANCULT