Covid-19: Unidade Sentinela consegue autonomia para a realização de tomografia do tórax e transferência de pacientes para o HU.

28 de junho de 2021

A Unidade Sentinela passou a ter autonomia para a realização de encaminhamentos em exames de tomografia do tórax e na transferência de pacientes clínicos, e de UTI para o Hospital Universitário – HU. A melhoria agora é possível em virtude de uma parceria com o Governo do Estado do Amapá (GEA).

No caso no exame de tomografia do tórax, os pacientes são encaminhados ao Hospital Vila Amazonas, fruto da parceria entre GEA e PMS. Além disso, através da utilização do sistema, quando há a liberação, a Unidade Sentinela poderá encaminhar diretamente para Hospital Universitário, pacientes que necessitam de leitos.

“A regulação foi aprovada pelo Ministério da Saúde, agora permite a melhoria no sistema de atendimento da Unidade Sentinela, e ainda possibilitará maior rapidez no tratamento de pessoas com o coronavírus. É um ganho muito grande que conseguimos no combate à essa terrível pandemia”, explicou Bala Rocha.

“É um avanço muito importante e significativo para a Unidade Sentinela e para Santana. Com a aprovação dessa regulação, temos autonomia para essas duas medidas (exames de tomografia e encaminhamento de pacientes que necessitam de leitos), assim teremos mais rapidez no atendimento e melhor assistência”, disse Adriano Rabelo, coordenador de Atenção Básica, Especialidade e Emergência da Unidade Sentinela.

O paciente que necessita dos exames de tomografia na região torácica e de leito, antes, ficava em observação e depois na sala de estabilização da Unidade Sentinela. Somente com o agravamento do mesmo, ele recebe os encaminhamentos.

Última modificação: 28 de junho de 2021