A Marinha do Brasil por meio da Capitânia dos Portos no Amapá, está realizando o serviço de batimetria no Rio Amazonas, mais precisamente no canal de acesso ao Porto de Santana. O serviço é acompanhado de perto por técnicos da Companhia Docas de Santana (CDSA), já que os píeres 01 e 02 que também serão contemplados.
Atualmente, o canal de acesso ao Porto de Santana possui aproximadamente de 30 a 40 metros de profundidade, com variáveis de maré. Além disso, possui cerca de 500 a 800 metros de largura, também variando de acordo com a maré. A batimetria é fundamental para a atualização da carta náutica que serve como parâmetro para quem utiliza essa rota marítima.
“Esse é um serviço realizado pela capitania dos portos e que também beneficia a área do porto da CDSA, no caso nos píeres um e dois. Isso garante mais segurança nas navegação e nossas operações portuárias”, afirmou Edilson Barros, diretor-operacional da CDSA.
A Companhia Docas de Santana já realiza periodicamente, o serviço de manutenção nos píeres, como forma de garantir mais segurança. Segundo Edilson Barros, a cooperação entre Capitânia dos Portos, na pessoa do Capitão de Portos, Daniel Moraes, tem sido fundamental para as operações de navios de cabotagem e de longo curso.
“As atividades conjuntas, ou seja, capitânia e CDSA, ajudam nas operações portuárias diárias. Além disso, o serviço de batimetria nos dá mais segurança operacional para todos os navios que vão atracar em um dos nossos píeres”, destacou Barros.
Batimetria
A batimetria é o processo de medição e mapeamento da profundidade de corpos d’água, como oceanos, lagos e rios, criando um relevo subaquático semelhante a uma topografia. Utilizando principalmente ecobatímetros (sonares), que emitem ondas acústicas.
A batimetria fornece dados para a elaboração de curvas batimétricas, mapas de profundidade que mostram características como montanhas e vales subaquáticos. Essa informação é crucial para diversas aplicações, incluindo navegação segura, engenharia portuária, monitoramento ambiental, planejamento de dragagem e gestão de recursos hídricos.
Comunicação
Prefeitura Municipal de Santana
Last modified: 26 de setembro de 2025