Em comemoração aos 35 anos do município de Santana, a Prefeitura está realizando uma série de programações turísticas e culturais. O Circuito Igarapé Forte surgiu a partir do grande potencial turístico das águas que banham a cidade e da simbologia que o bairro Igarapé da Fortaleza carrega.
“Nós estamos cercados de água, e Santana tem um potencial turístico muito forte. O Igarapé da Fortaleza tem uma grande simbologia para todo o Amapá com a construção do Forte Cumaú, na foz do Igarapé, atribuindo seu nome a este feito, sendo denominado Igarapé da Fortaleza”, conta o Prefeito.
“Igarapé Forte” faz alusão à atividade econômica do transporte, que garante o fluxo de embarcações, tanto de ribeirinhos quanto de comerciantes, abastecendo Santana. “O turismo vem para potencializar essas atividades e a competição de hoje tem o objetivo de fortalecer ainda mais a vocação que o Igarapé da Fortaleza tem para o turismo”, afirmou Bala Rocha.
Troféu Cumaú de Esportes Aquáticos
Com quatro modalidades aquáticas, o circuito contou com natação, caiaque individual, caiaque duplo e SUP, todas divididas em categorias feminina e masculina. Os atletas de natação percorreram a distância de 1.500m de nado em águas abertas e os demais percorreram 300m.
“Aproveitamos o aniversário de Santana para realizar a primeira edição do circuito e tornar esse evento tradicional no município de Santana e no estado do Amapá e, sem dúvidas, será um sucesso”, concluiu o Prefeito.
Os troféus foram batizados de Cumaú em homenagem ao Forte Cumaú, que há muito tempo esteve de pé em Santana. O campeão da modalidade natação masculina foi Kenzo Tarsilio Ramos Pinon, de apenas 14 anos, e do feminino foi a jovem de 16 anos Ana Maria dos Santos Miranda, que também garantiu o primeiro lugar no caiaque individual feminino. No caiaque individual masculino, Enderson Monteiro levou o troféu de primeiro lugar e no caiaque duplo masculino, Flávio e Maurício garantiram o troféu. Já no SUP masculino, Miguel Ferreira saiu vitorioso. Na categoria feminina de caiaque em dupla, Maria de Fátima e Nilma ficaram na primeira posição e no SUP feminino, Elba conquistou o pódio.
Renata Rodrigues | Assessoria de Comunicação/Prefeitura de Santana
Última modificação: 12 de dezembro de 2022