Chef Antônio Filho abre a oficina Cozinha Show no primeiro dia do Festival Sabores de Santana

4 de dezembro de 2021

Trazendo um peixe curado com picles de chuchu e gel de jambú, o Chef Antônio Filho, nesta sexta-feira, 3, primeira noite do festival, apresentou seu prato regionalizado, feito especialmente para o Sabores de Santana.

Defensor da gastronomia sustentável, o Chef falou sobre a importância de utilizar integralmente os alimentos na culinária, desde a casca até a semente, aproveitando o máximo de nutrientes que nos oferecem: “Sabemos que um dia alguns ingredientes irão acabar, alguns peixes deixarão de existir, então precisamos nos conscientizar, a gente não pode usar metade do alimento desprezando o resto”, afirmou.

A visitante do festival, Bianca Silva, participou da oficina e disse ter se surpreendindo com o preparo e o sabor do prato: “É um prato que exige técnica, mas que pode ser reproduzido em casa, sem falar no aproveitamento dos ingredientes para surgir uma nova proposta, com o uso de cascas , por exemplo. O prato estava muito saboroso, a combinação do jambú com o chuchu e o leite de castanhas deu ao pirarucu um sabor único, foi uma ótima experiência”, concluiu.

Durante a oficina show, o chef contou um pouco de sua trajetória na gastronomia, compartilhando com o público presente, sua paixão pela culinária em seus 20 anos de experiência, que lhe renderam grandes reconhecimentos como o Dólmã, prêmio de maior destaque na gastronomia brasileira e o título de Embaixador da gastronomia de São Paulo.

Última modificação: 4 de dezembro de 2021