Centro de Reabilitação Mário Dias Tavares realiza ação alusiva ao Dia Mundial de Enfrentamento à Fibromialgia

29 de maio de 2024

Acervo PMS.

Na tarde da última terça-feira, 28, o Centro de Reabilitação Mário Dias Tavares (CER) realizou uma ação em alusão ao Dia Mundial de Enfrentamento à Fibromialgia. O evento ofereceu uma série de atendimentos de saúde, incluindo serviços de fisioterapia, psicologia, clínica geral, otorrinolaringologia, assistência social, nutrição e massoterapia, todos voltados para pacientes que sofrem de dores crônicas.

A presidente da Associação dos Fibromiálgicos do Estado do Amapá, Genilsa Valente, destacou a importância da iniciativa para o município.

“Essa ação é fundamental para sensibilizar a sociedade sobre a fibromialgia e proporcionar alívio para aqueles que convivem diariamente com essa condição. A parceria com o Centro de Reabilitação foi essencial para que pudéssemos ofertar esses serviços de qualidade e promover uma melhor qualidade de vida aos nossos associados,” afirmou Valente.

Acervo PMS.

O evento fez parte das atividades do “Maio Roxo”, uma campanha global dedicada à conscientização sobre a fibromialgia. A síndrome é uma condição de saúde crônica caracterizada por dor musculoesquelética generalizada, acompanhada de fadiga, distúrbios do sono, memória e humor. O objetivo da mobilização é aumentar o conhecimento sobre essa doença ainda pouco compreendida, promover diagnósticos mais precisos e tratamentos mais eficazes.

Durante a ação, os pacientes puderam participar de atendimentos individualizados e obter orientações sobre o manejo da fibromialgia, incluindo dicas de nutrição, exercícios físicos adequados e estratégias de apoio psicológico. O evento reforçou a necessidade de uma abordagem multidisciplinar no tratamento, evidenciando a importância de integrar diferentes áreas da saúde para oferecer um cuidado completo e eficaz.

Eliane Vidal

Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Santana