Censo Escolar 2024: Pais de alunos devem declarar identidade étnico-racial das crianças junto às escolas

25 de setembro de 2024

Entre os diversos dados do Censo Escolar, um deles possui grande relevância para a criação e execução de políticas públicas eficazes e equitativas: a identificação étnico-racial. A informação da raça/cor/etnia dos estudantes é, na maioria das vezes, esquecida ou preenchida de forma incorreta pelos pais ou responsáveis, por diversos motivos.

O período de coleta de dados do Censo Escolar vai até o dia 16 de outubro. Os pais dos alunos devem procurar a escola onde os filhos estão matriculados para realizar a atualização dessas informações.

Conhecer a realidade étnico-racial das crianças é essencial para um acompanhamento preciso dos indicadores educacionais, incluindo o índice de crianças alfabetizadas e as distorções entre alunos de diferentes raças e etnias.

Renata Rodrigues
Secretaria Municipal de Educação