‘Amigo Lilás’: Secretaria das Mulheres de Santana entrega kits de higiene para vítimas de violência doméstica

6 de setembro de 2024

Nesta sexta-feira, 6, a Prefeitura de Santana, através da Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SPPMS), distribuiu kits de higiene para instituições que atendem e protegem mulheres vítimas de violência doméstica. A ação contou com o apoio dos alunos do 5º ano da Escola Jardim de Deus (EJD).

A campanha, denominada “Amigo Lilás”, ocorre anualmente e tem o suporte da EJD e da Fundação Orvalho de Hermon, sua mantenedora. A arrecadação dos materiais vem de doações, e neste ano, as atletas participantes da 1ª Corrida da Mulher, realizada no início de agosto como parte das atividades do Agosto Lilás, também contribuíram.

Foram arrecadados 164 kits, que serão distribuídos em locais estratégicos como a Delegacia da Mulher de Santana e Macapá, o Centro de Referência em Atendimento à Mulher e à Família (CAMUF), o Lar Betânia, e o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM). O objetivo é alcançar as mulheres que chegam a esses locais em busca de ajuda. Os kits contêm itens essenciais como escova e pasta de dentes, absorvente, sabonete e shampoo.

Léa Soryana, titular da SPPMS, ressaltou a importância desse acolhimento: “As mulheres precisam ser recebidas com dignidade. Muitas chegam machucadas, saem de casa sem ter nada, e estão fragilizadas. Os kits representam um gesto de cuidado e apoio”, afirmou.

Luana Silveira
Assessora de Comunicação / Prefeitura Municipal de Santana