Alunos da rede municipal de ensino participam de provas do Saeb

23 de outubro de 2023

Acervo Prefeitura de Santana; Foto: Renata Rodrigues.

Nesta segunda-feira, 23 de outubro, iniciam as avaliações do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Todos os alunos do 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental irão testar seus conhecimentos em Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

As provas serão realizadas no período de 23 de outubro a 10 de novembro, nas escolas da zona urbana e rural, de acordo com o cronograma disponibilizado para cada instituição.

Acervo Prefeitura de Santana; Foto: Renata Rodrigues.

“Estamos trabalhando com as crianças questões sobre as principais habilidades exigidas no Saeb. Queremos que nossos alunos construam uma base sólida, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática”, afirma Silvia Quadros, coordenadora da Educação Básica do município de Santana.

Realizado a cada dois anos, o Saeb consiste em um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e dos fatores que podem influenciar o desempenho dos estudantes. Os resultados do processo juntamente com as taxas de rendimento escolar do Censo Escolar compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O Ideb mede a qualidade do aprendizado e estabelece metas para melhorias no ensino, funcionando como um indicador que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação por meio de dados concretos.

Renata Rodrigues

Última modificação: 23 de outubro de 2023