
Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.
Na manhã desta quarta-feira, 21, equipes de profissionais da Secretaria de Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), realizaram oficina de produção de vassouras ecológicas. A ação faz parte da programação Junho Verde, mês dedicado à conscientização sobre o meio ambiente.
O evento ocorreu na sede da Coordenadoria de Meio e contou com a participação de 20 alunos que fazem parte das famílias do Conjunto Habitacional Vila Porto, contempladas com o Projeto Moradia Digna do Ministério das Cidades e Governo do Amapá (GEA).
Entre os participantes está a dona Maria de Nazaré, que ficou extremamente feliz em aprender a confeccionar a vassoura ecológica.

Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.
“Nunca tive contato com este tipo de trabalho, e com a prática tenho a certeza que vou me aperfeiçoar, e claro, vou vender para ter uma renda”, disse Maria.
A oficina foi ministrada pelo microempreendedor Keynnes da Silva, morador da Zona Norte de Macapá. Ele lembra que seu contato com a confecção ocorreu por meio da família.
“Há anos que estou nessa profissão. Confesso que sigo os passos dos meus pais, minhas irmãs sabem fazer a vassoura ecológica, mas preferem o lado comercial. Hoje, estar aqui ensinando o que sei fazer para essas pessoas é muito gratificante. Espero que saiam daqui futuros colegas de profissão e, claro, estaremos contribuindo com o nosso meio ambiente”, enfatizou Silva.

Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.
Cada aluno recebeu um certificado de conclusão com duração de 4 horas. Todo o material utilizado foi obtido na primeira ação, ocorrida no último dia 5, onde os munícipes realizaram a troca de garrafas PET por mudas de plantas.
O titular da Semduh, Helder de Lima, destaca que além de contribuir com a preservação do meio ambiente, a ação também tem um cunho social, certificando pessoas que poderão ter seu sustento por meio da produção de vassouras ecológicas.

Foto: Crisyiano Mendes | Acervo Prefeitura de Santana.
“A ação é conjunta, estamos ajudando o nosso meio ambiente ao dar outra destinação a esse material que seria despejado incorretamente. Quero desde já parabenizar todos os envolvidos pela ação de hoje”, disse Helder.
A próxima ação ocorrerá no dia 30, com a celebração da assinatura do Termo de Fomento e realização de trilha ecológica, a partir das 9h, na Reserva Particular do Patrimônio Natural (Revecom), no bairro Vila Amazonas.
Keila Góes | Assessora de Comunicação/Semduh
Last modified: 22 de junho de 2023