‘Agosto Lilás’: Secretaria Municipal das Mulheres promove manhã de bem-estar para vítimas de escalpelamento

29 de agosto de 2024

Na quarta-feira, 28, Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, a Prefeitura de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres de Santana (SPPMS) e do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), ofereceu um café da manhã e diversos serviços de cuidado para mulheres vítimas de escalpelamento.

Entre os serviços disponibilizados estavam spa dos pés, massoterapia, limpeza de pele, maquiagem, além de música ao vivo. A iniciativa integra o calendário de ações do “Agosto Lilás”, mês dedicado ao combate à violência de gênero.

O acidente ocorre quando os cabelos compridos prendem ao motor da embarcação de pequeno porte e o couro cabeludo é arrancado de forma brusca.

Foto: Crisyiano Mendes.

Para a secretária da SPPMS, Léa Soryana, a prevenção é fundamental:

“O escalpelamento é uma dor que corrói a alma, portanto, vamos proteger o eixo dos motores, para evitar que esse acidente se repita e faça outras vítimas. A prevenção ainda é a melhor saída”, afirmou a secretária.

Na próxima semana, a SPPMS, em parceria com a Marinha do Brasil, realizará uma blitz fluvial para conscientizar condutores de pequenas embarcações sobre os riscos do escalpelamento, oferecendo orientações sobre como proteger os eixos dos motores.

O café da manhã contou com o apoio do Grupo Madre Tereza, Lar Betânia, Babi Modas, da coordenadora do CAMUF, Iraciara Nunes, Fundação Orvalho de Hermon, ativista social Ester de Paula e Anderson Almeida.

Luana Silveira
Assessora de Comunicação