Agentes da STTRANS participam de capacitação para preservação adequada do local envolvendo acidente de trânsito

31 de maio de 2022

A ação faz parte do alinhamento entre os órgãos de trânsito em alusão à campanha do Maio Amarelo.
No início da manhã do último dia (24), a sede da Superintendência de Transportes e Trânsito de Santana (Sttrans) recebeu peritos criminais da Polícia Técnico Científica (Politec – AP) para ministrar o curso teórico sobre a maneira adequada para preservar o local de um acidente de trânsito.
Ministrada pelo perito criminal da Politec – AP, Giovani Monteiro da Fonseca, a palestra abordou o papel da perícia criminal, suas atribuições e especializações, e  o enfoque na preservação do local de um acidente de trânsito, com destaque para a legislação penal e pautada no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a classificação geral de acidentes de trânsito, os tipos de ocorrências e a designação das interações.
O perito criminal, Giovani Fonseca, atuante no ramo da engenharia forense, explica que o objetivo da ação é mostrar aos agentes qual o envolvimento da perícia em um acidente de trânsito: “A intenção é revelar todo o aparato que a perícia criminal abrange com relação ao trânsito. Ou seja, como efetuar o isolamento de um local, como trabalhamos a legislação, já que todo nosso embasamento está previsto no Código Brasileiro de Trânsito”, afirma o perito criminal.
O agente de trânsito, Trindade esclarece que o seminário é muito relevante para a atuação em campo, visto que, normalmente, são os primeiros a chegarem no local do acidente: “Esse curso é de suma importância para a nossa atividade, visto que nós registramos vários acidentes aqui no município e geralmente quem chega no local somos nós que estamos no patrulhamento. Portanto, esse curso é muito importante para que assim que chegarmos no local, já saibamos fazer corretamente o isolamento do local, justamente para auxiliar as forças policiais, a Polícia Militar, a Polícia Técnico Científica e em caso de vítimas, o bombeiro ou o SAMU”, expressa o agente de trânsito.
Também estiveram presentes na ocasião o diretor do Departamento Criminalista da Politec – AP, José Amarildo e a perita criminal Janaína de Almeida Pereira, lotada no Departamento de Criminalística (Politec – Ap), setor de balística forense.
Nesta primeira etapa do curso ocorreram apenas exposições teóricas do tema, mas espera-se que haja um treinamento prático ainda no primeiro semestre de 2022.

Última modificação: 31 de maio de 2022