Prefeitura Municipal de Santana

Agentes culturais de Santana recebem certificados de premiação da PNAB

20 de julho de 2025

Acervo PMS. Foto: Crisyiano Mendes.

Na noite de sexta-feira, 18, a Prefeitura Municipal de Santana, por meio da Fundação Municipal de Cultura de Santana (Sancult) realizou a entrega dos certificados aos artistas e agentes culturais contemplados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).

Com a presença de diversas autoridades políticas, entre elas, o prefeito de Santana Bala Rocha, o senador Randolfe Rodrigues, como também secretários municipais da gestão e uma massa considerável de fazedores de cultura.

O evento, que também teve exposição de obras de artes e produtos artesanais, reconheceu o talento e a dedicação de mais de 80 artistas e agentes culturais que fortalecem a identidade artística da cidade de Santana.

Acervo PMS. Foto: Crisyiano Mendes.

O prefeito de Santana Bala Rocha elogiou o evento, citando o compromisso da gestão junto aos segmentos culturais.

“Temos colocado uma atenção mais do que especial com a cultura santanense, tanto que já fomos o primeiro município a concluir o ciclo da PNAB, atendendo a todos os segmentos culturais”, disse o gestor, adiantando futuros eventos que ocorrerão na cidade.

“Já estamos nos preparando para as próximas edições do Santana Sabores, do AfroMarabatuque e outros eventos de final de ano, todos que vão contemplar nossos fazedores de cultura”.

Acervo PMS. Foto: Crisyiano Mendes.

“Santana é a capital cultural do Amapá”

Esta frase partiu como um dos reconhecimentos à altura pelo senador amapaense Randolfe Rodrigues, quando esteve participando de um evento histórico na noite desta sexta-feira, 18, no Cine Teatro Silvio Romero, em Santana.

Randolfe estava entre outras autoridades presentes na entrega de mais de 80 certificados para os contemplado pela Política Nacional da Aldir Blanc (PNAB), onde várias categorias culturais foram agraciadas pela Prefeitura de Santana, através da Fundação Municipal de Cultura (Sancult).

Acervo PMS. Foto: Crisyiano Mendes.

Segundo Randolfe, a cidade santanense tem mostrado ao longo do tempo suas grandezas históricas e culturais.

“Vários movimentos culturais se formaram em Santana, como a Federação de Teatro. Assim como traços arquitetônicos que vemos na Vila Amazonas, considerado uma obra histórica e bem referenciada. Aqui em Santana a história se processou e se concretizou. Isso faz dessa cidade nossa capital cultural do Amapá”, declarou o senador.

Acervo PMS. Foto: Crisyiano Mendes.

Reconhecimento cultural

Um desses artistas contemplados pelos editais da PNAB é Arlete Carvalho, coordenadora de uma companhia de dança em Santana. Com três décadas envolvida em produções culturais. Ela se mostrou grata pelo momento em ser certificada.

“Esse reconhecimento representa não apenas o valor do meu trabalho e dedicação à arte, mas também a importância da cultura como ferramenta de transformação, memória e identidade”, comemora Carvalho.

Editais ofertados pela PNAB vem demonstrando a capacidade e a força de vontade de muitos fazedores de cultura buscam em ser reconhecidos, conforme a própria Arlete descreve:

“A Lei Aldir Blanc foi e continua sendo um sopro de esperança para artistas, produtores e espaços culturais, especialmente em tempos tão desafiadores. Receber essa certificação fortalece a certeza de que a arte vive, resiste e se renova – e que estamos no caminho certo”, disse.

Last modified: 20 de julho de 2025

Comments are closed.

plugins premium WordPress
Ir para o conteúdo