Acolhimento e profissionalização: Prefeito Bala Rocha participa de aula inaugural de projeto para jovens em situação de vulnerabilidade social

23 de outubro de 2023

Lar Betânia e Instituto Profissionalizante Marcello Cândia.

A manhã desta segunda-feira, 23, iniciou-se de maneira muito produtiva na Casa de Acolhimento Lar Betânia, localizada no bairro Vila Amazonas, em Santana. Hoje, os 342 alunos inscritos participaram da aula inaugural do programa “Profissionalização de Jovens”, voltado para pessoas com idade entre 16 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social.

O programa é uma parceria entre o Instituto Profissionalizante Marcello Cândia, o Ministério Público Estadual (MPE) e a Prefeitura Municipal de Santana (PMS), e conta com o apoio de diversas instituições públicas e privadas, incluindo, o Instituto Inova, a Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP), o Sindicato do Comércio Varejista de Móveis Eletrodomésticos do Estado do Amapá (Sindmóveis), Webflash, Domestilar, Center Keneddy, Compuservice e Nutriama.

Prefeito Sebastião Bala Rocha. Foto: Crisyiano Mendes.

O prefeito Sebastião Bala Rocha ressaltou a importância das parcerias para manter o projeto e contribuir para a inserção qualificada de jovens e adultos no mercado de trabalho.

“Essa colaboração entre o Ministério Público Estadual e o Lar Betânia tem como objetivo proporcionar oportunidades de emprego para adolescentes e adultos. O que queremos é que, ao adquirirem qualificações, essas pessoas possam garantir uma renda para sustentar suas famílias. Por isso, quando a prefeitura foi convidada a participar dessa parceria, e aceitamos prontamente. Estamos disponibilizando seis instrutores para os cursos, pois temos certeza de que muitos alunos e alunas conseguirão melhorar a renda de suas famílias”, pontuou o prefeito.

Sala para o curso de Corte e Costura. Foto: Luana Silveira.

O projeto está na sua 6ª edição e, este ano, oferece aos alunos cursos de informática, confeitaria personalizada de bolos e doces, atendimento ao cliente, cabeleireiro, montador de móveis, maquiagem, manicure e spa dos pés, corte e costura, aplicador de papel de parede, agente de portaria e operador de supermercado. Estima-se que a duração dos cursos seja de 01 a 02 meses.

Materiais de apoio para serem utilizados durante os cursos. Foto: Luana Silveira.

O promotor Miguel Angel, da 2ª Promotoria de Justiça de Defesa dos Direitos da Infância e da Juventude de Santana, explicou que o principal objetivo da iniciativa é contribuir para a entrada dos jovens no mercado de trabalho.

“Nós estamos dando início a uma nova etapa do curso de profissionalização, oferecendo 11 cursos que abrirão 342 vagas para os jovens de Santana. Para esse evento, contamos com o apoio incondicional do município de Santana, que contratou os instrutores, da Assembleia Legislativa do Amapá e de diversas empresas, para que esses jovens possam adquirir habilidades profissionais e se inserir no mercado de trabalho”, afirmou o promotor de justiça.

Irmã Hermelinda Maria – Diretora do Instituto Profissionalizante Marcello Cândia. Foto: Crisiyano Mendes.

A diretora do Instituto Marcello Cândia, irmã Hermelinda Maria, destacou a importância de contribuir para o futuro de vários jovens, não apenas para as meninas que já são acolhidas no Lar Betânia.

“Agradecemos muito aos parceiros que estão colaborando para disponibilizar esses cursos, não só para os acolhidos, mas também para os jovens da comunidade. Isso representa uma oportunidade para auxiliar no futuro deles no mercado de trabalho”, explicou a diretora Hermelinda.

Luana Silveira
Assessora de Comunicação