’Academia da Saúde’ promove bem-estar e qualidade de vida para a população de Santana

29 de julho de 2024

O município de Santana conta com um importante aliado na promoção da saúde e bem-estar de sua população: a ‘Academia da Saúde’. Este projeto, presente em três polos ativos – Paraíso, Igarapé da Fortaleza e Igarapé do Lago – funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, dividindo-se em dois turnos: manhã (7h – 13h) e tarde (13h – 19h).

Desde sua criação pelo Ministério da Saúde, o programa tem como objetivos principais a realização de práticas corporais e atividades físicas, promoção do cuidado e modos de vida saudáveis, alimentação balanceada, práticas interativas e mobilização da comunidade. Em Santana, esses princípios são seguidos à risca, garantindo que todas as academias mantenham a mesma dinâmica e conceito preconizados pelo MS.

As academias de saúde atendem à população em geral, com uma atenção especial a grupos específicos, como pessoas com comorbidades – hipertensão arterial sistêmica (HAS) e diabetes – e idosos. Esse atendimento especializado busca oferecer suporte e acompanhamento adequados, incentivando uma vida mais ativa e saudável.

As atividades são direcionadas para a melhoria dos sistemas aeróbio e anaeróbio dos pacientes. Para isso, utilizam-se equipamentos ergométricos e cargas, sempre respeitando a metodologia dos profissionais responsáveis. Esses exercícios são fundamentais para fortalecer o sistema cardiovascular, aumentar a resistência muscular e melhorar a qualidade de vida dos participantes.

Além dos benefícios físicos, a iniciativa promove a interação social e a mobilização comunitária. Ao participar do programa, a comunidade tem a oportunidade de socializar, compartilhar experiências e fortalecer laços, contribuindo para um ambiente mais saudável.

Ívina Oliveira

Prefeitura de Santana